É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.
Aliás, o mais comum é a Niclosamida, em uma dose única. Basicamente, só esse medicamente consegue expulsar o parasita do corpo. E isso acontece através das fezes. Sobretudo, mesmo depois de tomar a Niclosamida, é preciso continuar o tratamento após duas semanas.
E, mesmo que uma solitária de 2,8 metros já impressione, essa está longe de ser a mais comprida já encontrada no corpo de um hospedeiro vivo. Segundo especialistas, a maior tênia já encontrada media 22 metros!
A solitária entra no corpo pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, como boi, porco e peixe. Os parasitas retiram as substâncias nutrientes dos hospedeiros e às vezes o privam dos alimentos necessários para viver. A maior tênia já encontrada media 22 metros.
COMO EVITAR A DOENÇA:
Quando o parasita encontra-se apenas no intestino, o tratamento pode ser feito facilmente com o uso de remédios antiparasitários por 1 a 3 dias, ou de acordo com a orientação do médico. Normalmente é recomendado o uso de Albendazol em dose única ou Mebendazol 2 vezes por dia durante 3 dias.