A parede abdominal pode ser dividida em duas partes: paredes abdominais anterolateral e posterior. Essa complexa estrutura é formada por várias camadas, de superficial para profunda: pele, fáscia superficial, músculos e suas respectivas fáscias e peritônio.
Os músculos que participam da composição da parede abdominal são o quadrado lombar, psoas maior e ilíaco (posteriormente), transverso do abdome, oblíquo interno e oblíquo externo (lateralmente) e os retos abdominais (anteriormente).
Aponeurose do Obliquo Externo do Abdome É uma membrana fibrosa e brilhante que recobre toda a superfície ventral do abdome, contribuindo para formar a bainha do m. reto do abdome. As fibras dos dois m.
O músculo transverso do abdome está situado posteriormente ao oblíquo interno do abdome. Possui origem nas 6 últimas costelas (internamente), aponeurose tóracolombar e crista ilíaca. Sua inserção é também na bainha do reto do abdome (lâmina posterior).
O transverso abdominal foi considerado um importante estabilizador da coluna lombar a partir do conhecimento da sua relação com a fáscia tóraco-lombar e a pressão intra-abdominal, e da participação destas na estabilidade lombar.
Função. Os músculos abdominais são responsáveis pela tensão da parede anterior do corpo. Em colaboração com a musculatura dorsal eles estabilizam a coluna vertebral e movimentam o tronco.
Veja quais são eles logo abaixo:
Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer o abdome e proporcionam mais equilíbrio ao tronco. O abdome é o centro de onde todo o movimento do corpo origina. Estes exercícios ajudam a proteger os órgãos internos e causam uma melhora na respiração.
O abdominal oblíquo é o melhor deles pois além de trabalhar o músculo reto abdominal e os transversos, também exercita, como o próprio nome diz, os oblíquos internos e externos por causa do movimento de inclinação do tronco. Para praticar o exercício, deite-se no chão e garanta o apoio da coluna.