No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. ... Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial.
Resposta. Resposta: Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese.
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.
A pressão dos jesuítas para que a Coroa portuguesa proibisse a escravização indígena resultou em leis que determinaram a proibição da escravização indígena em 1570, 1587, 1595 e 1609. Essas leis defendiam que somente em caso de “guerra justa” é que os indígenas poderiam ser escravizados.
Quando o trabalho escravo era imposto aos indígenas, a principal reação destes povos era a de fuga. ... Foi nesse período de intensa fuga que os bandeirantes deram início à sua procura por mais mão de obra, adentrando o interior do continente e sequestrando indígenas para o trabalho escravo.
Os índios aprisionados em combate seriam cativos perpétuos, enquanto que os "resgatados" obteriam a liberdade após dez anos. Uma outra forma de captura eram os "descimentos", ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como "bravos", eram conduzidos para serem aldeados.
Resposta. Explicação: os portugueses eles escravizaram os africanos e queriam fazer o mesmo com os indígenas tomando as riquezas que eles tinham .
Igreja e a escravidão indígena Os primeiros anos da colonização efetiva do Brasil, a partir de 1530, expuseram conflitos entre a Igreja e os colonos portugueses. Os colonos queriam escravizar os índios para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, enquanto os religiosos aproximaram-se deles para catequizá-los.
As senzalas eram grandes alojamentos que se destinavam à moradia dos escravos nos engenhos e fazendas do Brasil Colônia e do Império do Brasil entre os séculos XVI e XIX.
(É URGENTE) É correto afirmar que, no Brasil Colônia, a escravização de africanos e afrodescendentes a) eliminou a escravização de indígenas, que contavam com a proteção da Igreja Católica e dos responsáveis pela administração colonial.