A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.
A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.
Os exercícios aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas. Ou seja, as horas sentadas na cadeira estudando e respondendo perguntas se tornam mais eficientes. Outro benefício essencial para um estudante é a melhora do bem-estar.
Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para alcançar uma boa performance. Por isso ela deve ser equilibrada e completa para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e garanta um bom resultado.
Como conciliar estudo, trabalho e atividade física?
Qualquer pessoa que esteja começando ou já tenha uma rotina de exercícios sabe (ou deveria saber) que antes de qualquer atividade física é necessário fazer um aquecimento inicial – andar até a academia ou parque já preenche essa necessidade – e fazer um bom alongamento em sequência de exercícios.
5 dicas de como começar a fazer exercícios físicos
Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias.
O exercício alivia as tensões e prepara seus músculos para o treino. Os alongamentos são essenciais na rotina de quem faz atividades físicas porque evitam lesões, distensões e inflamações.
Resposta. Quando você alonga e aquece antes da atividade física, você faz os músculos relaxarem, preparando para uma atividade. Se você não alongar ou aquecer antes, você fica com os músculos mais duros, assim as chances de ocorrer mais lesões são maiores. Então é isso, falou!
O alongamento é um exercício em que a pessoa permanece em uma mesma postura em que um músculo determinado se mantém em sua extensão máxima. Seu objetivo é ajudar na flexibilidade do músculo.
Tipos de alongamento Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento.
6 alongamentos essenciais para praticar esportes
Benefícios do alongamento: melhora do rendimento muscular, relaxamento, melhora a aptidão corporal, aumenta o fluxo sanguíneo, flexibilidade e ainda previne lesões. Malefícios do alongamento: quando exagerado, pode causar frouxidão, lesões musculares por excesso do comprimento do músculo causado pelo alongamento e dor.