Resposta. Além de possuir uma extensão privilegiada indo dos extremos da asia ate a palestina,contava com inúmeras formas de administração de suas colonias,as sátrapas,com que a tolerância religiosa era pregada como o estimulo de impostos.
Foi a batalha de Termópilas, na Grécia, uma sangrenta luta que aconteceu em 480 a.C. De um lado, 300 mil homens do Exército persa, que ambicionava conquistar a Grécia. ... A investida, porém, esbarrou na heróica resistência grega em Termópilas, numa batalha que durou três dias e terminou com a morte de todos os defensores.
Leônidas
Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.
As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. ... Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas.
As Guerras Médicas, em que batalharam gregos contra persas, ocorreu na Grécia antiga no século V a.C. e é também conhecida como Guerras Persas, Pérsicas, Medas, Greco-Persas ou Guerras Greco- Pérsicas. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor. ...
Xerxes
A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.
As revoltas das cidades gregas foram duramente reprimidas pelos opulentos exércitos da Pérsia. Após conterem os levantes ocorridos em Mileto, o poderio militar persa aproveitou do incidente para controlar as cidades da Trácia e da Macedônia.
As Guerras Médicas tiveram como principais consequências o enfraquecimento do Império Persa e a ascensão de Atenas (e Esparta) à categoria de principais centros políticos e econômicos da Grécia.
Essa mudança ficou marcada como “Tirania dos Trinta”. Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.
Grécia Antiga
As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
Resposta. A principal causa foi a disputa entre gregos e persas pelo controle do comércio marítimo no Mar Egeu.
As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.
De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
-Relações conflituosas entre Atenas e Esparta, pois as duas queriam hegemonia sobre as cidades-estado; -Esparta interpretou como ameaça o aumento da riqueza e da influência política de Atenas. ... - Impossibilidade de unificação das cidades-estado, o que também resultou no declínio dos povos gregos.
A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. ... O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.
Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia. - Ocorreu enfraquecimento político e militar dos persas na região do Mediterrâneo.
As principais guerras travadas pelas cidades-estado gregas foram contra o vasto Império Persa, que dominava grande parte do Oriente Médio e da Anatólia, onde haviam colônias gregas. Essas guerras também ficaram conhecidas como Guerras Médicas pelo fato de os persas serem conhecidos também como medos.
Olá, As Guerras Greco-Pérsicas foram um evento militar ocorrido na Grécia Antiga durante os séculos VI e V a.C, onde o Império Pera estava em expansão e desejava conquistar os territórios da península Balcânica, onde ficava a Grécia.
A Liga ou confederação de Delos (também chamada de Liga Marítima Ateniense) foi uma liga marítima organizada por Atenas que ocorreu logo apos as Guerras Médicas. ... A Liga de Delos tinha como principal objetivo defender das cidades gregas de um ataque persa.