O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa.
Os lusitanos são normalmente vistos como os antepassados dos portugueses do centro e sul do país e dos extremenhos (da Extremadura espanhola). Eram um povo celtibérico que viveu na parte ocidental da Península Ibérica. Primeiramente, uma única tribo que vivia entre os rios Douro e Tejo ou Tejo e Guadiana.
Com a decadência do Império Romano, Portugal foi invadido por povos germânicos, como os visigodos e suevos. Influências pouco significativas vieram com gregos, fenícios, cartagineses, vândalos e os alanos.
Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.
Os portugueses são fruto de uma mistura de povos que migraram para a Península Ibérica no decorrer dos séculos. A mistura básica ocorreu entre os Iberos e celtas. Os iberos foram os habitantes indígenas de Portugal, provenientes do norte da África e sudeste da Europa.
Os lusitanos constituíram um dos povos ibéricos pré-romanos de origem indo-europeia que habitaram a região oeste interior da Península Ibérica desde a Idade do Ferro. ... A figura mais destacada deste povo foi sem qualquer dúvida Viriato, um dos seus líderes no combate aos romanos.
Se a descendência estiver mais próxima, sendo você filho de português, basta a certidão de nascimento dos pais. Agora, se você está mais distante na árvore genealógica, não será possível obter a cidadania por atribuição, apenas por aquisição ou naturalização.
COMO PESQUISAR IMIGRANTES PORTUGUESES
Para quem procura informações de antepassados mais distantes, o site pode ser uma comovente mina de ouro, afinal era incomum que nossos avós, ou bisavós, tirassem registros em fotografias. Basta clicar no link e fazer a busca. No MyHeritage é possível traçar a árvores genealógica e mais um serviço superinteressante.
Sites para encontrar documentos e registros de descendência europeia