EQST

O Que Desfecho Secundrio?

O que é desfecho secundário?

Desfechos secundários são desfechos adicionais monitorados para auxiliar a interpretação dos resultados do desfecho primário: em nosso exemplo, um aumento na DTC6 está inversamente associado à necessidade de transplante pulmonar. Eles também podem fornecer dados preliminares para um estudo mais abrangente.

O que é desfecho substituto?

Desfechos substitutos ou intermediários são, em geral, variáveis continuas de testes laboratoriais e funcionais. Mesmo que haja uma base fisiopatológica sólida, eles não devem, a principio, servir de base para a tomada de decisão na prática clínica.

Como anexar currículo Lattes na plataforma Brasil?

CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf e se cadastrar. currículo na Plataforma Lattes); • Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto (em formato jpg ou pdf);

Quem deve assinar a folha de rosto da Plataforma Brasil?

O pesquisador deverá assinar na parte superior da folha e o na parte inferior onde compete a Instituição Proponente quem deverá assinar é o Diretor do Departamento de Pesquisa – DPQ, caso o pesquisador seja vinculado a UNIFAP. No caso de outra Instituição, quem deve assinar preferencialmente é o Diretor máximo.

Como escolher a instituição proponente na Plataforma Brasil?

Na aba Pesquisador, selecione o menu Cadastros, em seguida . Para buscar Instituições no sistema, procure colocar palavras-chave para que o sistema apresente todas as opções disponíveis. Como Adicionar Nova Instituição?

O que deve conter em um relato de caso?

A estrutura básica do relato de caso inclui título, resumo, uma introdução com obje- tivo, a descrição do caso, técnica ou situação, uma discussão com revisão da literatura, conclusão e biblio- grafia. Adicionalmente, figuras, tabelas, gráficos e ilus- trações complementam este tipo de publicação.

Devem ser submetidos ao CEP?

Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa relativo a seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

Deve-se buscar o Comitê de Ética em Pesquisa CEP de sua instituição?

De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução.

Qual é o objetivo de um comitê de ética em pesquisa?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no ...

O que é um comitê?

Significado de Comitê substantivo masculino Comissão de uma assembléia ou sociedade para exame de determinado assunto.