A água com limão é realmente uma aliada. O consumo desse líquido, puro ou misturado, é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde para manter o organismo nutrido e hidratado. É a água que faz boa parte das funções do corpo humano continuarem ativas ao longo do dia.
Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.
O limão, além de aumentar as defesas do organismo, pode ter outros benefícios para a saúde, como:
Riscos do consumo em excesso De acordo com a nutricionista Talitta Maciel, o consumo em excesso da água com limão pode prejudicar a saúde se feito sem controle. Pode provocar problemas estomacais, dentre eles a gastrite e, em casos extremos, úlceras. Além disso, a água com limão também pode afetar a saúde dentária.
Uma boa opção para quem sofre com intestino preso é beber um copo de água morna com meio limão espremido em jejum, porque isto ajuda no reflexo do esvaziamento intestinal por irritar a mucosa do intestino e estimular o movimento peristáltico que gera a vontade de fazer cocô.
Além disso, durante o tratamento para diarreia, é fundamental beber água, chá, sucos de frutas coados e água de coco na mesma proporção de água perdida nas fezes, para evitar a desidratação, que pode provocar complicações como diminuição da pressão e desmaio, por exemplo.
8 alimentos para comer quando se está com diarreia
Azia e diarreia: por ter ações ácidas no organismo, as bebidas alcoólicas podem atingir os tecidos estomacais e provocar irritação, o que acarreta a sensação de queimação. Já no intestino, o álcool pode alterar a flora intestinal, resultando em diarréias após a ingestão.