Durante o jejum pode chá sem açúcar ou adoçante, assim como água e café (também sem ser adoçado). Na verdade, a bebida é uma aliada da prática.
Essencialmente, o jejum intermitente é um tipo de plano alimentar que envolve períodos de jejum – durante os quais você pode consumir apenas água, café e chá – e comer em certos períodos de tempo.
Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Melhores resultados no emagrecimento estão associados a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.
Por conter antioxidantes e bioflavonoides, um dos benefícios do chá de hibisco para a saúde é a regulação dos níveis de colesterol no organismo. Ou seja, essa bebida ajuda a elevar as taxas do HDL (colesterol bom) e reduzir as de LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.
Beber chá de hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso. Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador.
Para que serve o hibisco? O hibisco promove benefícios por suas propriedades com efeito diurético e antioxidante, ajudando a combater a ação dos radicais livres, contribuindo para a saúde e para o emagrecimento. Pode ser usado em bebidas quentes e frias, na culinária, como planta medicinal ou ornamental.
Coloque uma porção de folhas secas do cálice da Hibiscus sabdariffa ou do Hibiscus acetosella — ou, para facilitar, apenas hibisco — na água quente. Deixe em infusão por alguns minutos e perceba a alteração gradual do líquido, que começa a adquirir um tom rosa avermelhado. Está pronto o chá de hibisco!৩০ জুলাই, ২০১৮
Como conclusão temos que os hibiscos dos quais se faz o chá são o Hibiscus acetosella, de folhas verdes ou roxas e flores avermelhadas e o Hibiscus sabdariffa, de folhas verdes e flores na cor creme.
O hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle da pressão arterial e, até, na prevenção de problemas do fígado.
Há vários tipos de hibiscos e o que pode ser usado na alimentação é o da família Hibiscus sabdariffa, mostrado na imagem ao lado. A planta, cuja flor é comestível, também é conhecida popularmente como rosela, vinagreira, azedinha e caruru-azedo.
Pode ser natural, com as sépalas secas e trituradas para se diluir em água, ou o produto granulado, com açúcar, como um Q-Suco não artificial.
Não há como tratar as folhas afetadas, mas é possível prevenir que a praga afete as novas folhas que nascerão: aplique calda de fumo – uma mistura coada de pó de fumo, sabão de coco e água – ou óleo mineral. Se preferir o controle químico, recorra a inseticidas de uso caseiro, encontrados em gardens centers.
A cor mais vulgar é o vermelho mas é muito fácil encontrar em qualquer centro de jardinagem hibiscos cor de rosa, salmão, amarelo ou branco. Uma das características dos hibiscos é a sua abundância de flores, uma planta que floresce muito rapidamente e cujas flores duram poucos dias.
Os hibiscos, que existem na natureza em quatro cores básicas (branco, amarelo, rosa e vermelho), podem ser multiplicados em três mil cores e formatos diferentes.
Hibiscus sabdariffa
As flores do hibisco são grandes e vistosas, chegando a até 20 cm de diâmetro. Imagem: Pixabay. Irrigação: o solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água. Época de floração: especialmente primavera e verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são ideais.