O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico único e intransferível (Figura 1), que serve para identificar títulos de publicações seriadas, tais como os periódicos e anais de eventos, de forma única, não podendo ser reutilizado por outro título de publicação seriada a não ser aquele ao qual foi ...
O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para artigos, anais ou proceedings e outras publicações científicas. Esse código também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações entre outras melhorias.
Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto.
Para requerer o DOI é necessário É preciso:
Assim como o ISSN, o DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. Ele faz essa identificação exclusivamente em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web.
Para inserir o doi no seu lattes, localize a numeração que consta na página do artigo. Na página do sumério, clique no título do artigo. Na imagem abaixo marcamos em vermelho a localização do doi.
DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.
O DOI, “Identificador de Objeto Digital”, é um padrão de letras e números que serve para identificar itens digitais. ... Os livros ou artigos publicados em periódicos, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN ou nos dados bibliográficos da obra.
A busca á simples, basta acessar o endereço http://search.crossref.org, e realizar a busca pelo título completo da referência. A inclusão deve ser realizada no final da referência com a palavra DOI seguida do endereço eletrônico, por exemplo: Barreto, M.R. & Pastor A.
Como colocar isto na referência? Não há uma regra na ABNT quanto ao DOI, mas sugere-se que este seja incluído nas referências como uma nota, já que a partir dele é possível localizar o documento.
Artigo eletrônico com DOI AUTOR ENTIDADE. (ano). Título do artigo. Título da revista, volume, número, página inicial e final do artigo.
Para referenciar um artigo científico com DOI no estilo Vancouver não tem segredo:
Título do periódico, revista, boletim; Local de publicação, editora, data de inicio da coleção e data de encerramento da publicação, se houver.
Artigo e/ou matéria de revista, boletim, jornal, etc. Título do artigo. Título do periódico, (abreviado ou não), cidade de publicação, seguido do número do volume, seguido do número do fascículo, mês abreviado(se houver).
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do manual. Título do manual: subtítulo (se houver). Tradutor (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, total de páginas.
Referência Bibliográfica de Congresso na ABNT: Nome do congresso, Número, Ano do Evento, Local do evento. Título do documento. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Página.
In: NOME DO CONGRESSO, nº, ano de realização, cidade de realização. Título da publicação. Cidade de publicação: Editora, data de publicação. páginas inicial-final do trabalho.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.
O primeiro nome do autor pode ser digitado por extenso ou abreviado, após o sobrenome, separado por vírgula. Após um ponto, o título deve aparecer, de acordo com as referências ABNT, em negrito. Porém, se houver subtítulo, ele deve aparecer sem o negrito após dois pontos (:).