Embora não exista uma regra, sendo muitas vezes questão de preferência, a profissional recomenda. "O fio dental deve ser usado antes da escovação, assim a gente consegue remover toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza", disse.
Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, depois de cada refeição. Ou, no mínimo, uma vez ao dia, na escovação noturna.
A escovação dentária após acordar é extremamente necessária, a fim de que seja removido o maior número de placa bacteriana possível.
2.Beber água logo após a higienização bucal Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.
A eficácia da solução pode ser afectada pelos componentes de pastas dentífricas. Por esta razão, utilize a solução Periogard 0,2 % após a escovagem dos dentes e lavagem com água abundante. Não consuma alimentos ou bebidas contendo açúcar na hora seguinte à utilização de Periogard 0,2 %.
“As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede”, diz Thaylla.
Bochecho com água depois do uso do enxaguante não é indicado! Isso mesmo. Por mais que o paciente tenha vontade de lavar mais uma vez a boca, essa prática não é indicada pelos profissionais. O próprio produto é feito para deixar a região limpa, sem a necessidade de um bochecho com água.
A quantidade ideal varia de acordo com a necessidade de cada um. Se a pessoa estiver fazendo um tratamento periodontal, por exemplo, o dentista pode indicar o uso pontual do produto. Mas, de maneira geral, os especialistas recomendam o uso apenas duas vezes ao dia, mas sempre com orientação profissional.
A boca tem que estar livre de placa e a língua sem saburra para o produto agir. Caso contrário estará jogando o produto pelo ralo. As pessoas tinham o costume de diluir o produto por causa de sensação de ardência das versões com álcool. Dessa forma, ficava mais fácil de aguentar o produto na boca por mais tempo.
Como usar o Listerine Zero Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, bocheche, sem diluir, não mais que 20 ml de Listerine, medida da tampa do produto. Após 30 segundos, cuspa. É Recomendado uso de uma a duas vezes por dia, pela manhã e à noite, diariamente.
Despeje 20 ml em uma pequena xícara. É a quantidade padrão de enxágues bucais para limpar os dentes em uma só dose; às vezes, a própria tampa do produto pode ser utilizada para medir a quantidade correta. Caso a garrafa não tenha vindo com uma tampa medidora, despeje o produto em uma xícara.
O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.
Saiba Mais
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
Água e sal. Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite. O sal é um antisséptico natural que pode ser dissolvido na água.
Colgate® Plax
Enxaguar a boca apenas com água para eliminar completamente o creme dental; Colocar o enxaguante bucal diretamente na boca e bochechar durante alguns segundos, se certificando de que o produto atinge todas as áreas da boca, cuspindo de seguida.
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.
Higienize seus dentes três vezes por dia, acreditando mais na sua competência que na frequência; limpe todas as superfícies dentárias, principalmente a gengiva junto aos dentes e entre os dentes. A gengiva inflamada irá sangrar e ficar sensível durante a escovação e ao passar o fio dental. Não desista!