Silêncio, shhh...
Qual é a palavra onomatopaica que corresponde à onomatopeia "pling" (som da água a cair)? Na banda desenhada, no teatro e nos textos literários, as onomatopeias são elementos expressivos e dinâmicos.
Uma onomatopeia pode ser pura ou vocalizada e ambos os tipos são conhecidos pelos brasileiros. Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.
As abelhas fazem barulho por conta da alta velocidade em que batem as asas, fazendo ruído em contato com o ar. Esse som chega a nossos ouvidos como zumbidos. Mas este não é um fenômeno específico desse tipo de inseto, sendo que bichos como mosquitos, moscas e besouros também emitem barulho por causa das asas.
Condições que levam ao zumbido podem ter origem no próprio sistema auditivo ou em outros sistemas que afetam o ouvido de forma indireta. Os principais problemas originados no sistema auditivo são: Perda auditiva relacionada à idade. Exposição a ruídos altos, tanto no lazer quanto no trabalho.
Esse zumbido, também conhecido como tinnitus, geralmente surge como consequência da perda auditiva, que pode ser causado por maus hábitos como o volume excessivo de fones de ouvido e outros dispositivos, ou pelo envelhecimento natural do indivíduo.