A topologia da rede pode ser estudada por meio de oito topologias básicas:
topologia em estrela
Quais os diferentes tipos de topologias de rede? Anel, Árvore, Barramento, Estrela, Híbrida, Malha e Ponto a Ponto. Como pode notar, todas as técnicas apresentam um nome bem ilustrativo, pois fazem uma alusão visual à forma como você está organizando a sua rede.
A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel.
Topologia Ponto a ponto As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.
Veja as nossas recomendações de topologia de redes ópticas para cada caso:
Em uma topologia em estrela, todos os dados trafegam pelo hub central. Em contrapartida, na topologia em anel, os dados passam por cada nó unidirecionalmente até atingir o destino. ... Por outro lado, na topologia em estrela, os outros dispositivos são afetados apenas quando o dispositivo de conexão fica inoperante (Hub).
Quando utilizamos o cabo coaxial, nossa rede fica em uma topologia chamada de Barramento. Essa topologia funciona, basicamente, assim: Todos os computadores da rede são conectados a um cabo principal.
Principais tipos de redes de computadores
Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
1. Conecte o roteador ao computador via cabo. Primeiro, você precisa conectar seu roteador ao seu modem. Para isso, você precisará de um cabo Ethernet, que deseja conectar à porta WAN (rede de área ampla) na face traseira do seu roteador.
Preparações avançados:
Como configurar o roteador: Instalação física Em primeiro lugar temos que conectar o cabo ethernet que sai do modem na porta azul do roteador (WAN). Fazendo isso, o roteador já estará conectado à internet, fornecendo conexão para as máquinas conectadas com a configuração padrão.
Como crimpar um cabo Ethernet de qualquer comprimento
A melhor coisa é comprar o cabo, as ponteiras e o alicate. Ir passando os cabos por dentro das paredes. basta enfiar pelos conduítes que eles saem no próximo ponto e ir direcionando para onde quiser. O ideal é usar um passa fios.
Verifique se os fios continuam na ordem certa, e se um deles saiu de posição, remova o cabo e comece de novo;
Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair – falando de modo mais técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).
Os cabos de rede são hardwares de rede utilizados para interconectar dispositivos para que ocorra a troca de informação entre os mesmos, por exemplo, para partilhar impressoras, escâneres, conectar computadores a uma rede, conectar televisão a internet ou qualquer outro dispositivo que deseje trocar informação com uma ...
Patch Cord
Um cabo Ethernet é o tipo mais comum de cabo de rede usado em uma rede com fio, seja em casa ou em qualquer outro estabelecimento comercial. Este cabo conecta dispositivos com fio em conjunto para a rede local para compartilhamento de arquivos e acesso à Internet.
Diferença de preço entre cabos Ethernet pode variar de R$ 0,55 a R$ 11,50 por metro. Nem todo cabo Ethernet é igual. Conheidos também pelo nome do conector RJ-45, esses cabos são divididos em categorias, cada uma com velocidade e desempenho específicos.
A Ethernet é uma tecnologia de rede capaz de agregar novas tecnologias em uma comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.
Abra a central de rede e compartilhamento (pode ser no ícone de internet mesmo com botão direito do mouse, no windows 7) e verifique as configurações do adaptador. Ative a conexão local. se ela já estiver ativa, desative e torne a ativar. Se não der certo verifique se há algum problema com o driver da placa de rede.
Vá em Conexões de Rede e veja se tem mais de uma conexão criada na mesma placa de rede. Isso às vezes causa conflitos. Outra coisa que tu pode fazer é tentar com outro cabo de rede ou troque a porta que tu está usando no HUB/switch.
Para adicionar uma conexão Ethernet, siga estes passos:
Pode haver um problema com o drive do adaptador da ethernet
Um driver do adaptador de rede incompatível ou desatualizado pode causar problemas de conexão. Verifique se há um driver atualizado disponível. ... No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede, clique com botão direito do mouse no seu adaptador e, em seguida, selecione Propriedades.