A proveta é um instrumento laboratorial de formato cilíndrico que serve para medição de líquidos para os mais variados fins. Pode realizar medições diversas, de acordo com o tamanho, e sua fabricação é geralmente em plástico ou vidro — o que afeta diretamente seu preço no mercado.
O erlenmeyer também pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen, função que também é bastante utilizado em titulações. O erlenmeyer é usado em associação com diversos materiais, como a bureta e a pipeta. Pode ser utilizado para a criação de culturas bacterianas também.
Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica. Outras vidrarias que também apresentam medições precisas são a pipeta graduada, a bureta e a proveta.
O béquer é uma vidraria não precisa, por isso não pode ser utilizado para fazer a medição do soluto e/ou solvente de uma solução, os mais apropriados seriam: pipeta de precisão, bureta, etc.
A finalidade da calibração de vidrarias de laboratório é saber se os resultados obtidos com os testes feitos nas vidrarias são compatíveis com o que se espera, a fim de corrigir qualquer tipo de erro. Dessa forma será possível reduzir custos com desperdícios e retrabalhos.
Qual a forma correta de se armazenar uma vidraria quantitativa sem que ela perca sua calibragem inicial? E para que se deve ter esse cuidado? Evite armazenar reagentes em lugares altos e de difícil acesso. Não estoque líquido voláteis em locais que recebem luz.
é uma limpeza do material com o próprio produto que irá analisar, caso ainda haja vestígios de outro produto esse irá reagir na ambientação e não na análise final.
Calibração de uma bureta: Encha a bureta com a água mantida em equilíbrio térmico e certifique-se que não haja bolhas aprisionadas na sua ponta. Transfira lentamente aproximadamente 5 ml de água para o frasco e pese o conjunto. Em seguida, transfira 5mL restante da bureta e pese.