A raiz é considerada anestésica e analgésica. Ela pode ser usada na forma de cataplasma para dor de cabeça, dores reumáticas e outros tipos de dores, assim como inseticida. O tipí foi usado no Brasil para malária e reumatismo.
A Carqueja é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Coloque 1 colher de sopa de erva para cada 1/2 litro de água e ferva durante 15 minutos com o recipiente tampado. Deixe descansar 5 minutos antes de tomar. Deve-se consumir o chá no mesmo dia de preparo, podendo ser ingerido quente ou frio.
Chá de carqueja para diabetes. Uma ótima solução natural para diabetes tipo 2 é tomar diariamente o chá de carqueja. Coloque os 2 ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Tape a panela e deixe esfriar, bebendo o chá a seguir.