Segundo o PPMAC de Fitoterapia, a Mimosa pudica tem ação cicatrizante, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsiva, antidiarreica, antioxidante, hepatoprotetora, antihelmíntica, antihiperglicêmica, antiúlcera, antivenenosa. ... Em alguns lugares a dormideira é usada na cura da icterícia.
O cálcio e o potássio, elementos que estão presentes nesta planta - são responsaveis por direcionar a água para fora da célula, levando-a para espaços entre as células por osmose, causando o fechamento, ou encolhimento. Este processo dura pouco tempo, depois as folhas abrem novamente.
A mimosa pudica gosta de um clima quente, boa umidade e boa luminosidade. Ou seja, essa planta aceita o cultivo em meia sombra ou sol pleno. Mas eu recomendo o cultivo em sol pleno de média intensidade. Ou seja se você mora em uma região de calor e sol intenso, cultive essa plantinha em meia sombra.
Isso ocorre por um fenômeno chamado de turgescência ( entrada de água no tecido vegetal).
Como fazer o Chá de Dormideira: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Na planta conhecida como sensitiva ou dormideira (Mimosa pudica), a resposta é extremamente ágil. Na base de cada folhinha, existem células capazes de perder água com grande rapidez. Isso acontece quando a planta recebe um estímulo externo – o toque, por exemplo.
Comumente a planta dormideira é indicada para prisões de ventre, intestino preguiçoso, dores de garganta, dente e cabeça, inflamações em geral e icterícia.
Então, quando dizemos que as plantas estão “dormindo”, é porque elas interrompem certos processos que só fazem com a luz do sol, durante o dia. ... Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia e usá-la para crescer.
Planta no quarto não mata ninguém As plantas realmente consomem oxigênio no processo de respiração. De dia, com a luz do Sol, isso é compensado pela fotossíntese, que absorve gás carbônico do ar e libera oxigênio. ... Dormir cercado de plantas é menos sufocante do que passar a noite em um quarto cheio de gente.
Afinal, a planta requer pouquíssimos cuidados. A zamioculca é muito resistente e capaz de sobreviver longos períodos sem água. As regas devem ser realizadas entre uma ou duas vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
Se as folhas da sua zamioculca estão ficando amareladas, é sinal de que alguma coisa está errada. O erro mais comum é o excesso de umidade - é provável que você esteja regando sua planta com água demais ou com muita frequência. Retire a parte amarelada da planta, replante-a em outra terra e veja se há melhora.
O lírio-da-paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. Regar de três a quatro vezes por semana será o bastante para manter a planta irrigada.