A condição e aparência da nossa pele é fundamental para a saúde e o bem-estar geral. Quando a pele é saudável ela protege nosso corpo de bactérias e vírus, regula a temperatura e tem uma aparência lisa, suave, bem hidratada, com uma boa cor.
Em primeiro lugar, a pele desempenha uma função protectora que impede, até certo ponto, a passagem de microorganismos, substâncias químicas e agentes físicos nocivos para o interior do organismo, contraria as perdas excessivas de líquidos e outras substâncias do corpo e ajuda igualmente na manutenção do meio interno.
As glândulas sebáceas existentes em uma camada mais profunda da pele são as responsáveis pela produção da gordura que eh responsável pela lubrificação e hidratação da pele. Essa lubrificação eh chamada de manto hidro lipídico, pois eh formada por água (hidro) e gordura (lipídios).
O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).
Na epiderme, encontramos tecido do tipo epitelial, que é formado principalmente por células denominadas de queratinócitos. É nessa camada que encontramos as células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege o organismo contra os raios solares.
Resposta: A pele não é um tecido, na verdade, a pele é considerado o maior órgão do nosso corpo. Dentre suas funções estão: a proteção contra bactérias e a regulação da temperatura.
O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais. Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente.