A sistematização da assistência de enfermagem se caracteriza por um conjunto de ações inter-relacionadas cuja finalidade é o cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Pode ser entendida como a organização das condições necessárias à realização do Processo de Enfermagem.
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.
Florence Nightingale
Quais são as etapas que compõem os processos de enfermagem?
Atualmente, considera-se que o processo de trabalho de enfermagem está dividido em quatro subprocessos: cuidar ou assistir, administrar ou gerenciar, pesquisar e ensinar(3).
Destes, serão abordados do terceiro ao oitavo: “O Processo de Enfermagem”, “Primeira Etapa do Processo de enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico)”, “Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem”, “Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamentos dos Resultados Esperados”, “ ...
O processo de enfermagem quando utilizado como ferramenta científica pelo enfermeiro tem como objetivo levantar e gerar informações pertinentes à saúde do cliente assistido, resultando na promoção da saúde, bem como na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da família e da comunidade.
A Resolução COFEN 358/2009 define que a SAE tem por finalidade organizar o trabalho da Enfermagem, quanto ao método, pessoal e instrumentos, de modo que seja possível a operacionalização do Processo de Enfermagem.
Ainda de acordo com essa resolução, o processo de enfermagem deve ser realizado em todos os ambientes onde houver assistência de enfermagem. Cabendo privativamente ao enfermeiro a liderança da execução e avaliação do processo. Tendo esse fato em vista, faz-se necessário o ensino da SAE nas instituições de ensino.
Ele exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe, conforme o ar- tigo 10 desse Decreto: assistir o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem; na prestação de cuidados diretos de enfermagem a ...
ROTINAS DE ENFERMAGEM: representam as instruções técnicas para execução de uma tarefa específica de assistência em enfermagem. Descrevem sistematicamente todos os passos para a realização de uma tarefa. Não descrevem procedimentos, pois estes serão discriminados nos POPs.
Manual de enfermagem – instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfer- magem. Normas – conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades.
Dentre as atividades e procedimentos privativos do enfermeiro, estão:
As normas e rotinas são instrumentos administrativos utilizados pelos profissionais da equipe de enfermagem para organizar o processo de trabalho e disciplinar o comportamento dos familiares cuidadores no setor.
“O POP é um documento que contém todos os passos para a realização de uma atividade. Antigamente, falávamos em normas e rotinas, ou seja, é um roteiro padronizado de cada atividade que é realizada na instituição”, observou.
O Manual de Normas e Rotinas (MNR) é um documento de gestão e produção de cuidados que estabelece de forma minuciosa os detalhes de normas e rotinas institucionalizadas, elencando aspectos como sequência de passos, materiais utilizados, cuidados a serem observados, responsáveis por cada etapa e quaisquer outras ...
Os procedimentos invasivos consistem em métodos utilizados na assistência de saúde caracterizados por romper barreiras naturais do organismo, ou ainda penetrar em cavidades.
Orientando pacientes: conheça as melhores dicas para dar explicações