Uma das principais utilizações do chá de hortelã é para diminuir gases intestinais, tratar-se de um ótimo remédio caseiro para flatulência, pois esta planta medicinal possui propriedades anti-espasmódicas, diminuindo os movimentos do intestino e evitando a formação dos gases e a dor.
Instruções de Preparo
Não há efeitos colaterais importantes relatados pelo uso de chá de quebra-pedra. No entanto, não se deve consumir mais do que quatro xícaras do chá por dia sob risco aumentado de intoxicação ou outro problema relacionado ao consumo do chá.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva de passarinho
Indicada para uso interno e externo para adultos e crianças, a erva de passarinho serve para auxiliar a recuperação de várias doenças, principalmente do aparelho respiratório. Seu chá tem eficiência comprovada cientificamente em casos de bronquite, asma, pneumonia e enfisema pulmonar.
Logo que germinam, as sementes emitem um tipo especial de raiz, chamada haustorium, uma estrutura capaz de invadir os tecidos vasculares de outras espécies de plantas e sugar seiva bruta e elaborada.
É recomendado fazer a limpeza e raspagem dos galhos afetados que sejam mais grossos e que não possam ser podados, cortados ou eliminados por causa da localização. Com auxílio de um facão ou ferramenta similar, deve-se remover a parte aérea da parasita e, depois, cortar e raspar todas as raízes da erva-de-passarinho.
As ervas-de-passarinho são plantas cuja dispersão de sementes se dá a partir da planta-mãe, sendo feita por aves frugívoras ou morcegos através de defecação ou regurgitação sobre as futuras plantas hospedeiras ou sobre seus galhos, como ocorre nos gêneros Struthanthus e Psittacanthus.
Segundo ele, a melhor forma de combater o parasita é atuar assim que a erva-de-passarinho se instala. "O ideal é retirar quando ela está bem jovem, porque, depois que infestou, ou faz uma poda drástica, ou corta a árvore.
Segundo Matiello o controle desse parasita sobre árvores ou em cafeeiros é feito por meio do método da limpeza. “Tão logo observada a infestação da erva deve-se fazer sua retirada. Esse procedimento é feito através da poda dos galhos da planta parasitadas, juntamente com a erva parasita”, explica.
Resposta. a erva de passarinho se aloja no tronco sugando todos os nutrientes e seiva da planta e pode inclusive, levar o seu hospedeiro à morte por falta de nutrientes caso não seja combatida em tempo.
8 maneiras de eliminar as ervas daninhas do seu jardim
Outro tipo de parasita é o cipó-chumbo, que é incapaz de realizar fotossíntese. Seus ramos lembram fios de ovos, devido à ausência de folhas e de clorofila, o que faz com que a planta seja amarela.
Descrição. Uma «planta parasita» é uma planta que que vive e se desenvolve em detrimento de outra planta, a planta hospedeira. Apenas se conhecem casos de fitoparasitismo em que a planta parasita é uma planta com flor, ou seja uma angiospérmica, o maior e o mais moderno grupo de plantas.
Para combater o cipó-chumbo, não se deve utilizar herbicidas. Nosso professor e parceiro, o agrônomo paisagista Gabriel Kehdi explica que se a ação sobre a planta hospedeira não for intensa, pode-se realizar a remoção manual, preferencialmente antes que floresça e frutifique.
Cultivo mecánico, quando é feito periodicamente, pode eliminar as plántulas de Cuscuta spp, auxiliando no programa de manejo. O controle seletivo de Cuscuta spp. com herbicidas é difícil após a sua fixação na planta hospedeira.
Axial ou pivotante: esta é a principal raiz subterrânea, desenvolvida e de onde partem as ramificações (raízes secundárias) pouco desenvolvidas quando comparadas à raiz principal. ... Esta raiz subterrânea é típica de plantas pertencentes ao grupo das gimnospermas e angiosperma.