Em alguns casos, principalmente quando a afta é incômoda e dolorosa, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticóides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.
Úlceras orais são pequenas lesões que ocorrem na boca, no interior das bochechas ou na base das gengivas. Elas não são contagiosas e normalmente desaparecem dentro de até duas semanas, mas causam desconforto para comer, beber ou falar.
Esta inflamação na boca pode ocorrer repentinamente ou desenvolver-se gradualmente. Possível sintoma de: deficiência nutricional (como ferro, zinco, ácido fólico e algumas vitaminas do complexo B), alergias alimentares, refluxo gástrico, diabetes, hipotiroidismo, depressão, ansiedade ou stress.
Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto.
O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
O modo o mais comum de remoção é excisão cirúrgica do mucocele. Isto envolve a remoção do quisto, a mucosa em torno dele, e o tecido glandular até que a camada muscular esteja alcançada. Apenas cortar com a camada superior para permitir a drenagem não é recomendado geralmente devido à taxa alta do retorno.
Se o mucocele rompe, pode conduzir a uma área rasa da erosão que é associada com a dor suave. Curar é geralmente rápida. Em alguns pacientes, a lesão pode durar mais por muito tempo, e foi relatada rara a dura por até três anos.
O tratamento do herpes labial pode ser feito usando remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a curar as bolhas e feridas.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
Cisto mucoso é uma bolha fina e cheia de líquido no interior da boca. Também chamado de mucocele, essa bolha é inofensiva e indolor, afirma o National Institutes of Health (NIH).
Em alguns casos, a bolha de sangue pode estourar sozinha. Dessa forma, é fundamental que o local seja cuidado com rapidez, para proteção contra infecções. Primeiramente, é importante drenar o fluído com cuidado. Logo após a atenção inicial, a região deve ser lavada completamente.
“A bolha na gengiva é um sintoma mais agravado do processo infeccioso de origem bacteriana que acontece na gengiva devido à falta de tratamento da periodontite. Além disso, pacientes não responsivos à terapia periodontal também podem apresentar o quadro”, revela.
Posso furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.
Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico. Se necessário, a bolha só deve ser estourada no hospital, com material esterilizado.
Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele. Normalmente, a bolha é produzida pelo corpo para proteger os tecidos da pele que estão inflamados. Assim, a bolha evita pancadas no local e também protege contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.
Quando as bolhas estão íntegras e o tempo decorrido da queimadura até o atendimento for menor que 1 hora: devem ser aspiradas com agulha fina estéril, mantendo-se íntegra a epiderme como uma cobertura biológica à derme queimada, já que a retirada do líquido da flictena remove também os mediadores inflamatórios ...
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele. Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas.
Sulfato de Neomicina + Bacitracina Indicada para casos em que a queimadura apresenta inchaço excessivo e pus, a pomada é composta por dois antibióticos, Bacitracina e Sulfato de Neomicina. Sua ação previne infecções bacterianas e auxilia na regeneração da epiderme.
Nestes casos é recomendado que: