A arruda é indicada na medicina popular para impulsionar a menstruação e promover o aborto. Esses efeitos se devem à sua capacidade de causar fortes contrações uterinas, que podem provocar hemorragias, e, em altas concentrações, até a morte da mulher.
Saiba como recuperar uma planta seca
Indicações: É indicada para nevralgias, afecções dos rins, bexiga e do fígado, reumatismo, gota, afecções cardíacas de natureza nervosa, vermicida, estimulante, emenagogo, inflamação nos olhos, sarna, piolho, repelente, antiespasmódico, carminativo, sudorífico, analgésico.
1 – Aplicar compressas com água mineral gelada sobre os olhos fechados, beber muita água e descansar bastante. Ao contrário do que muita gente imagina, não é uma boa ideia utilizar água boricada. O produto evidentemente contém ácido bórico, composto que pode provocar alergia e aumentar ainda mais a vermelhidão.
Para fazer a limpeza é preciso abrir bem os olhos e deixar a água corrente ou o soro limpar a região. Também é preciso que o globo ocular se movimente ou fique piscando, como salienta Patrick.
Caso o acidente seja com alguma substância química, como acetona ou álcool, deve-se lavar abundantemente. O ideal é manter os olhos sob água corrente por pelo menos 15 minutos. O mesmo vale para caso seja administrado um remédio errado, com embalagem semelhante a um colírio, por exemplo.
O mau uso de cosméticos pode levar a reações adversas graves, incluindo o seguinte: – Depósitos na lente; – Irritação nos olhos; – Alergia.
Contato com os olhos: Irritação imensa, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos e edema das pálpebras, risco de lesões graves ou permanentes nos olhos. Ingestão: Se a vítima estiver consciente lavar a boca e dar água fresca para beber. Não fazer vomitar.
Lavagem em água corrente: se o acidente for com algum composto químico, o ideal é fazer uma lavagem da região dos olhos em água corrente por cerca de 15 minutos; Curativo provisório: em caso de lesão por fragmentos, não se deve tentar retirar o corpo estranho com as próprias mãos.
A higiene pode ser realizada umedecendo um algodão em água morna e passando da pálpebra em direção aos cílios. Trocar o algodão antes de limpar o outro olho. Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gaze dobrada ao meio também umedecida com água morna.
O popular “cisco” no olho, também chamado de corpo estranho, na maioria das vezes está localizado na área branca dos olhos (conjuntiva bulbar) e causa pouco desconforto. Geralmente é fácil de ser removido com um cotonete ou desintegra-se com o efeito das lágrimas e do piscar.
Quando a córnea sofre uma lesão, geralmente recebe o nome de abrasão, pois ocorre nela um corte superficial. Essa lesão pode ser causada por conta de corpos estranhos que entram em contato com os olhos, como, areia, pó, cílios, sujeiras, serragem, partículas de metal e até ponta de folha de papel.
A córnea é a camada transparente na frente da íris e da pupila. Ela protege a íris e o cristalino e ajuda a centralizar a luz na retina. É composta por células, proteínas e líquido.
Causas da úlcera de córnea. Na maioria dos casos, as causas para a úlcera de córnea são de origem infeciosa, podendo esta ser provocada por bactérias, vírus, fungos, etc. Algumas infeções como a ceratite e a conjuntivite podem evoluir para úlceras de córnea se não forem tratadas atempada e corretamente.
Corpos estranhos são corpos que penetram no organismo, através de qualquer orifício, ou após uma lesão de causa variável. Os corpos estranhos podem encontrar-se mais frequentemente nos olhos, nariz, ouvidos ou vias respiratórias. Os mais frequentes são: grãos de areia, insectos e limalhas. Dor ou picada local.