Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9. Por exemplo: Quantas calorias tem uma barra de chocolate com 100 g?
Para saber identificar produtos com calorias vazias, deve-se analisar, no rótulo do produto, o alto valor calórico e o baixo valor nutricional. “Geralmente estes são alimentos relacionados ao junk food, fast food e industrializados em geral, como os salgadinhos”, esclarece Scharf.
Um alimento com calorias negativas é aquele que possui menos calorias do que ele gasta para ser digerido. É o caso do limão, tangerina, melancia, ameixa, brócolis, aspargo, repolho, pepino, cebola, salsão, abobrinha, berinjela, couve-flor, nabo e pimenta vermelha.
Os principais nutrientes que fornecem essas calorias são: carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos e as proteínas, após passarem por todas as etapas de digestão e absorção, fornecem quatro calorias (ou kcal, como se vê nas embalagens dos alimentos) por grama, enquanto as gorduras nove calorias.
O endocrinologista Alfredo Halpern e o preparador físico José Rubens D'Elia ensinaram o que é caloria e qual o valor calórico da gordura (1 grama tem 9 calorias), do álcool (1 grama tem 7 calorias), do carboidrato (1 grama tem 4 calorias) e da proteína (1 grama tem 4 calorias).
A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.
Na dieta para perder barriga deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, pão e bolachas. Além disso, também é necessário eliminar os doces, as frituras e o consumo de alimentos processados como salsicha, temperos em pó e comida pronta congelada.
VEGANOS: Não consomem nenhum tipo de produto de origem animal, eles excluem carnes de todos os tipos, além de ovos, laticínios, mel e gelatina.
Quer parar de comer carne? Veja algumas dicas aqui
Substituição do ferro: Feijão, espinafre, couve, lentilha + uma fonte de vitamina C (laranja ou limonada). Evite beber mate ou tomar um iogurte de sobremesa. Proteína: peixe, frango ou ovo. Se preferir uma refeição vegetariana, a mistura do arroz integral com feijão forma uma proteína completa.
Peito de frango (0,4 mg a cada 100 g); Coxa de frango (0,9 mg a cada 100 g); Carne de porco (0,7 mg a cada 100 g); Feijão cozido (1,7 mg a cada 100 g); e.
Ofereça leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), que são fontes de um tipo diferente de ferro (o não heme) sempre acompanhadas de alimentos ricos em vitamina C....Alimentos ricos em proteína:
Pereskia Aculeata