É o ponto utilizado para tracionar os implementos ou equipamentos de arrasto, pode ser usada fixa ou oscilante, esta situada no centro do trator na altura do seu centro de gravidade. A potência disponível na barra de tração,é geralmente de 40 a 70% da potência máxima do trator.
Por exemplo, se o pneu deu 13 voltas e meia para completar o trajeto, basta aplicar a regra de 3. Então, a conta seria assim: 13,5 – 10 = 3,5; 3,5 x 100 / 10 = 35%. Nesse caso, o índice de patinagem seria de 35%, um percentual bem excessivo — o ideal é ficar abaixo de 13%.
A determinação da 20 distância se dá de forma direta, medindo-se a circunferência do pneu traseiro e contando o numero de voltas que o pneu dá de um ponto a outro, calculado-se a distância em metro com multiplicação deste valores. Ex 50 voltas x 2,20m (circunferência do pneu traseiro) = 110 m.
** Até 24 PSI. *** Até 30 PSI. detrimento do lastro com líquidos, para se minimizar os efeitos da rigidez do pneu, que podem piorar a condução do trator e aumentar a possibilidade de “saltos”.
A distribuição de peso de forma incorreta afeta os níveis de patinagem, trazendo como consequências um desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos, além de perda de força de tração, aumento de consumo de combustível e baixo rendimento.
Carregar com lastro, peso para que o navio se equilibre sobre a água; lastrar. [Por Extensão] Acrescentar firmeza, peso: lastrear um veículo.
Lastro é a expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga, afim de manter a estabilidade. O lastro consiste em qualquer material usado para dar peso e/ou manter a estabilidade de um objeto.
substantivo feminino Ato de patinar; patinação. Rotação, sem impulsionar, das rodas motrizes de um veículo, em consequência de aderência insuficiente. Patinagem artística, exibição composta de figuras imóveis ou em movimento, de saltos acrobáticos e de dança, apresentada em competição ou em espetáculo.
A bitola é a distância entre os centros dos rodados de um mesmo eixo e seu ajuste permite o uso de implementos em cultivos em linha e melhora a estabilidade do trator. Atualmente, apenas os tratores comerciais de rodas possuem mecanismos e procedimentos que possibilitam esse ajuste.
PATINAGEM Patinagem ou deslizamento das rodas motrizes do trator agrícola é a diferença entre a rotação das mesmas, com carga e sem carga na barra de tração. ... A patinagem ideal para os pneus diagonais (máxima eficiência de tração) se obtém entre 8 a 12% e para o pneu radial 10 a 15%.
Este é um simples resumo técnico sobre a relação peso/potência, onde mostra a correta instalação e distribuição de contrapesos metálicos/água e das pressões de inflação de pneus.
Assim, as TDP são projetadas para trabalhar em duas rotações padronizadas: 540 e 1000 rpm.