O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.
- Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.
Métodos físicos para controle microbiológico Utiliza um aquecimento controlado para eliminar todas as bactérias patogênicas e reduzir o número total de microrganismos presentes, incluídos os deteriorantes, aumentando consideravelmente o prazo de validade.
A morte microbiana é um conceito estatístico, porque em qualquer condição em que se mate um micróbio, a probabilidade de morte de uma determinada unidade é constante por unidade de tempo (2). Ela só pode ser identificada pelo número de sobreviventes após o contato com o agente esterilizante (1).
Microrganismo: Bactéria, fungo, protozoário, ovo de nematelminto ou platelminto (vermes), protozoário, cistos de protozoários, ácaro e congêneres e microalgas. Os vírus são agentes infecciosos que alguns autores não os consideram microrganismos, por não serem células completas, mas causam doenças.
Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição (SÁEZ-LLORENS, 2000).
Um desinfetante é um agente químico que destroe microorganismos patogênicos, mas não seus esporos(16). Bem poucos agentes químicos, ou combinação deles, podem ter ação esporicida em tempo hábil. Por isto, no termo "desinfetante", não se inclui a destruição de formas esporuladas.
Tipos de desinfecção
Quais são os tipos de desinfetantes?
Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
Já a desinfecção é o processo capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. O método é classificado em: desinfecção de alto nível, nível intermediário e baixo nível.
Modo de execução da desinfecção hospitalar Os físicos podem ser feitos por equipamentos de pasteurização, como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Entre os produtos químicos mais utilizados, estão os a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.
Atuação da Enfermagem na Limpeza e Desinfecção de Unidade. Processo de remoção de sujidades,mediante aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo. Consiste na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes, das diversas áreas.
A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos.
Limpar é a remoção de toda sujidade de qualquer superfície ou ambiente. Piso, paredes, teto, mobiliário e equipamentos, o processo deve ser realizado com água, detergente e ação mecânica manual. Por outro lado, desinfecção é o processo de destruição de microrganismos patogênicos na forma vegetativa.
Já a desinfecção é mais forte do que a limpeza, sendo capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. O principal objetivo dessa técnica é destruir as formas microbianas que são patogênicas ao homem. A esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana.
A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e ...
A Central de Material e Esterilização deve ser devidamente equipada para evitar o surgimento de infecções hospitalares, que podem inclusive levar os pacientes a óbito.
A esterilização envolve remover a capacidade do corpo de liberar óvulos no útero, com um procedimento cirúrgico. De forma geral, é um procedimento irreversível. Portanto, é uma escolha apenas para mulheres que não desejam ter mais filhos.
Esterilização feminina é uma forma de controle da natalidade na qual as trompas de falópio da mulher são fechadas por meio de cirurgia. Normalmente, as trompas de falópio carregam os óvulos até o útero.
A esterilização (vasectomia e laqueadura tubária) é um método contraceptivo cirúrgico e definitivo. É realizado na mulher através da ligadura ou corte das trompas, impedindo o encontro dos gametas masculino e feminino.
A esterilização funciona evitando o encontro do óvulo e do espermatozoide. Na esterilização feminina (oclusão tubária/laqueadura) isto é feito por corte, selagem ou bloqueio das trompas de falópio que carregam um óvulo do ovário para o útero (ventre).