Vingadores Ultimato é o filme que fecha a Fase 3 do MCU concluindo uma era inesquecível dos heróis no cinema. Afinal, foi à partir dos onde primeiros anos da franquia que o gênero de filmes baseados em quadrinhos concretizou a sua relevância junto ao público. Prova disso, é o sucesso do Marvel Studios nas bilheterias. Algo que foi coroado com a principal conquista do quarto longa dos Vingadores: no caso, de maior sucesso financeiro da história do cinema, com 2,8 bilhões de dólares até março de 2021. Isso porque, o retorno das exibições de Avatar na China permitiu ao longa dirigido por James Cameron retomar a liderança.
Um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, Vingadores: Ultimato vai chegar à TV aberta pela primeira vez. A TV Globo confirmou que o longa do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) vai ser a atração da Tela Quente desta segunda-feira (17). Contudo, o que deveria ser algo para os fãs se empolgarem virou motivo de preocupação. Isso porque a emissora deve cortar mais de uma hora da história.
Já foi confirmado pelo próprio CEO da Disney que teremos um Vingadores 5. Porém, não há nenhuma informação oficial que indique a data de estreia. Contudo, o mais provável é que o lançamento não ocorra antes de 2023.
E ainda que os fãs já tenham visto e revisto Vingadores: Ultimato diversas vezes, há um bom número de pessoas que vão conferir a história pela primeira vez na TV. Nesse caso, são as grandes as chances de elas não entenderem a trama e tampouco o apelo que fez do filme ser um marco na história do cinema.
Então, a equipe se divide em grupos menores para viajar para 3 pontos distintos do passado. As formações são as seguintes: Tony/Capitão/Homem-Formiga e Hulk para a Nova Iorque de 2012 (Joias da Mente, espaço e Tempo), Thor/Rocket para a Asgard de 2013 (Realidade) e Nebulosa/Rhodes/Ronin/Viúva Negra para Morag de 2014 (Poder). No caso desta equipe, Clint e Natasha usam a Benatar para ir até Vormir, a fim de coletar a Joia da Alma. Durante a missão, infelizmente a Viúva Negra se sacrifica para que o Gavião colete a pedra.
De tal forma que, antes da confirmação do subtítulo “Ultimato”, os seguintes títulos foram especulados: ‘Avengers: Infinity Gauntlet’ (‘Vingadores: Manopla do Infinito’), ‘Avengers: Infinity Crusade’ (‘Vingadores: Desafio Infinito’), ‘Avengers Assemble’ (‘Vingadores Unidos’), ‘Avengers Forever’ (‘Vingadores Eternamente’) e Avengers: Annihilation’ (‘Vingadores: Aniquilação’).
Com duração de 3h01min, Vingadores Ultimato – cujo lançamento nas salas de cinema ocorreu em 25 de abril de 2019 – já pode ser adquirido em Blu-ray/DVD, ou, via plataformas digitais como Apple TV, Google Play, Telecine entre outras. Vale lembrar que até a metade de 2020 Vingadores Ultimato estava disponível no Amazon Prime Vídeo. Contudo, com a chegada do Disney Plus no Brasil em novembro de 2020 o quarto longa da equipe passou a ser disponibilizado sem restrições na plataforma oficial da dona do Marvel Studios.
Todavia, acompanhar com os olhos lacrimejados a última edição desta saga, com o mesmo sentimento do menino que ficava esperando o mês seguinte para ler a continuação do seu gibi favorito, não tem preço. Novos arcos virão, eu sei, mas a lembrança é eterna.
Além deles, vale lembrar também de Okoye e Valquíria. No caso dessa última, a verdadeira líder de Asgard, agora na Terra, enquanto o Thor “Lebowski” desdém do trono.
Pois bem, nesse contexto é natural que o quarto longa da equipe formada pelos Heróis Mais Poderosos da Terra ganhe em importância. Ainda mais, devido à resolução dos eventos épicos apresentados em Vingadores Guerra Infinita. E também, por que foi em Vingadores 4 que a história de personagens icônicos do cinema, como Homem de Ferro e Capitão América foi concluída.
Mas, sobretudo, obrigado Feige, Russos, Markus, McFeely, Alonso, D’Esposito, ao eterno Stan Lee e demais produtores. Vocês são nerds, de verdade. PQP. Acompanhar esses heróis e histórias, desde a minha infância, me tornaram uma pessoa melhor. Nascido em 1984, senti na pele um significado para a palavra “nerd” muito diferente do que se aplica nos tempos atuais. A cultura pop é outra. O adjetivo “nerd” deixou de ser pejorativo.
É óbvio, não podemos deixar de mencionar mais um nome: Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios. Ou melhor, saldar o genial arquiteto desse mega universo compartilhado. Cara, tu é foda. Te amamos! E digo, sem medo de ser irracional… Feige é o substituto do insubstituível Stan Lee.
Quanto aos heróis que estão na metade do Universo cujo as vidas foram dizimadas pelo Titã Louco – com a sua Manopla do Infinito completa na Guerra Infinita – vamos recordar! Dessa forma, segue a lista: Homem-Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Bucky, Falcão, Feiticeira Escarlate, Senhor das Estrelas, Groot, Mantis, Drax, Nick Fury, Maria Hill, Hank Pym (Homem-Formiga original), Janet Van Dyne (Vespa original) e Hope Van Dyne (Vespa).
> Confira agora o super guia da Central que mostra qual é a MELHOR ordem de filmes da Marvel!
Chega a ser ridícula de tão óbvia – e emocionante de tão empática – a maneira como os diretores Anthony e Joe Russo, e os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, desnudam-se de todo e qualquer preconceito silenciosamente imposto pela indústria cinematográfica para entregar aos fãs da Marvel exatamente o que eles querem… elevado à enésima potência em Vingadores 4.
E como eu escrevi acima, Vingadores Ultimato não tem pudor, é visceral na medida em que coloca-se como alguém totalmente apaixonado que quer conquistar, a qualquer custo, o que ama. E nesse caso, o objeto desejado somos justamente nós, fãs.
O Dr. Estranho faz o sinal de “um” para Tony. No caso, indicando a única possibilidade – de 14.000.605 – na qual os heróis vencem. Quando o vilão tenta estalar os dedos novamente, a manopla está vazia. Isso porquê, o Homem de Ferro aproveitou a desatenção de Thanos para recuperar as joias.
Com isso, e, diante do frisson envolvendo Guerra Infinita, o Marvel Studios segurou ao máximo o anúncio do título de Vingadores 4.