As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme). Essas células estão próximas das terminações nervosas da pele.
São bons exemplos: óleos vegetais (gérmen, trigo, girassol, soja, milho e azeite), vegetais de folha verde (espinafres, agriões), frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões), gema do ovo e algumas frutas (kiwi, manga, uvas, ameixas).
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase, na presença de cobre. ... Após esta reação no interior dos melanossomas, a DOPA-quinona pode se combinar com o oxigênio, resultando em eumelanina, ou pode se combinar com enxofre, resultando em feomelanina.
Peelings. Peelings químicos são eficazes no tratamento de hiperpigmentações cutâneas como o melasma. Peelings superficiais como ácido salicílico, solução de Jessner (ácido salicílico, ácido lático e ressorcina) ou ácido glicólico são reconhecidos por sua propriedade de clarear a pele com o menor risco de complicações.
5 dicas de beleza para a pele negra: como cuidar da oleosidade, manchas e outros problemas
Resposta: A melanina é um pigmento que dá cor à pele e também aos pelos e olhos. Apresenta cor castanho e, em situações em que se encontra muito concentrada, dá a aparência de ser um pigmento negro. Essa proteína é extremamente importante, pois garante a proteção do DNA contra a ação nociva da radiação solar.
A produção da melanina pelos melanócitos é feita a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina. Assim, quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom da pele e vice-versa. Isso nos leva a concluir que toda forma de pele possui a mesma constituição.
O organismo dos albinos produz pouca ou nenhuma melanina. Eles têmpele rosada, fios de cabelo esbranquiçados e olhos azul-acinzentados ou róseo-claros.
A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.
A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
A pele negra possui glândulas sebáceas maiores, que produzem uma quantidade elevada de sebo e, consequentemente, fazem aumentar a oleosidade. Por isso a limpeza diária da pele é muito importante para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas.
A pele negra mancha com mais facilidade do que a clara, devido à maior quantidade de melanina presente na região cutânea. Além disso, essa proteína que dá cor à pele é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados.
Utilize ativos iluminadores e clareadores Os ácidos são bastante utilizados com essa finalidade, pois se mostram eficazes até no combate às manchas mais resistentes. O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas.
O ácido salicílico ajuda a diminuir a oleosidade e a fechar os poros, por exemplo. E tudo você pode usar na pele negra, mas com cautela, pois se dá reação, nela é pior".
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.
As manchas de pele podem ser causadas por uma série de fatores externos, como exposição inadequada ao sol , envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele, mas também podem ter causas hormonais e genéticas.