1.
A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.
São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:
Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes....Os riscos ocupacionais no trabalho podem ser tanto operacionais, comportamentais ou ambientais e podem ser classificados por:
Medidas de controle é uma titulação de item que representa o coletivo das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir, mantendo sob controle, as incertezas e eventos indesejáveis com capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores e, dessa forma, transpor as dificuldades ...
O seccionamento automático possui um dispositivo de proteção que deverá seccionar automaticamente a alimentação do circuito ou equipamento por ele protegido sempre que uma falta der origem a uma corrente superior ao valor determinado e ajustado.
Seccionamento automático da alimentação? ... O seccionamento automático da alimentação nada mais é do que prover um dispositivo de proteção que … seccione a alimentação automaticamente do circuito sempre que uma falta entre parte e viva e massa der origem a uma tensão de contato perigosa.
A desenergização é uma medida de segurança de acordo com a NR-10, que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança de quem a manuseia.
A desenergização é uma medida de segurança (NR-10) que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.
b) Impedimento de reenergização - Verificar as medidas de impedimento de reenergização aplicadas, que sejam compatíveis ao circuito em intervenção, como: abertura de seccionadoras, retirada d fusíveis, afastamento de disjuntores de barras, relés de bloqueio, travamento por chaves, utilização de cadeados.
DESLIGAR um circuito elétrico é promover somente a abertura de um dispositivo (qualquer que seja) de seccionamento da alimentação, não garantindo a condição da falta de energia durante todo o processo de intervenção, assim, podemos dizer que o 'desligamento de um circuito elétrico' é uma das etapas de desenergização.
Somente serão considerados desenergizadas as instalações elétricas liberadas para serviço mediante os procedimentos apropriados, que obedecem à sequência apresentada abaixo:
Sistemas elétricos de potência (SEP) é o conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, linhas e receptores, ligados elétricamente entre si. São grandes sistemas de energia que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Função do SEP Um SEP tem a função de pôr à disposição do consumidor, a energia elétrica em condições que permitam o seu correto funcionamento. O crescente número de interligações entre os sistemas elétricos, tornaram a operação e o controle destes uma tarefa extremamente complexa.
A sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, cujo tem a sua existência jurídica pela norma regulamentadora nº 10 do Ministério do Trabalho e Emprego.
É a aplicação de recursos ou de dispositivos de sinalização que indiquem os impedimentos e restrições ou a permissão de acesso ou permanência de pessoas às áreas ou locais, que por sua natureza ou pelas formas de proteção existentes, são de acesso exclusivo de pessoas advertidas ou por elas acompanhadas e ...
Zona Controlada, seguindo o que a NR10 define, é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados”.
É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. É considerado trabalhador capacitado aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado.