Nos teclados em português com padrão Unicode é possível utilizar o verdadeiro apóstrofo tipográfico segurando a tecla Alt enquanto digita a sequência de números 0, 1, 4 e 6 (Windows) ou segurando ao mesmo tempo as teclas Ctrl e Shift enquanto digita a sequência U, 0, 2, B e C (Linux).
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
- Ironia: quando é empregado em termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se um efeito crítico ou humorístico. - Eufemismo: utilizado para suavizar o contexto.
a) Faz-se uso do apóstrofo para cindir graficamente uma contração ou aglutinação vocabular, quando um elemento ou fração respetiva pertence propriamente a um conjunto vocabular distinto: d'Os Lusíadas, d'Os Sertões; n 'Os Lusíadas, n 'Os Sertões; pel' Os Lusíadas, pel' Os Sertões.
Na realidade são figuras de linguagem totalmente diferentes, onde no caso a Apostrofe é como um chamamento grosseiramente falando, tanto que ela vem sempre acompanhada por um vocativo e podemos identificá-la facilmente , nos poemas temos alguns inícios do tipo " Ó Deus; ó mar salgado" e etc, isso são as nossas ...