Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra baratas.
O que é a teoria da vantagem comparativa? A vantagem comparativa busca explicar diferenças de produção e comércio entre dois países ou nações diferentes, baseando-se em um mesmo produto. A ideia é analisar qual dos envolvidos possui um menor custo de oportunidade de um mesmo bem.
Dentre as consequências da expansão das multinacionais, podemos citar: isenção de impostos e redução dos encargos trabalhistas - normalmente, tais benesses são ofertadas pelos países subdesenvolvidos; geração de empregos diretos e indiretos - de certa forma, é vista como uma contrapartida daquelas empresas.
Nesse contexto, pode-se afirmar que. a) o desenvolvimento tecnológico e os lucros ficam concentrados nos países que possuem filiais das multinacionais.
Redução de custos operacionais Um dos principais impactos das startups nas grandes corporações é a apresentação do conceito de redução de custos. Por se tratar de empresas com bases tecnológicas e em crescimento, os recursos são calculados e o crescimento acontece com base no menor esforço.
Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald's, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.
Resposta. Explicação: Como São Paulo é o pico da economia brasileira, as transnacionais se instalam lá para vender melhor, e lucrar mais. Fora que é mais barato pras empresas.