Para afastar as formigas do pote de mel, encha um pires com uma colherada de mel ou água com açúcar. Coloque o pratinho do lado de fora de casa. As formigas vão passar pelo pires antes de entrar. Caso elas consumam todo o mel ou toda a água, basta encher o pratinho novamente.
Geralmente, elas não atacam as colméias para evitar briga. Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.
As joaninhas possuem dois pares de asas: um é fino e membranoso e o outro, chamado de élitros, tem asas duras e resistentes. Os élitros possuem cores vibrantes, que variam entre amarelo, laranja e vermelho e servem de aviso aos predadores sobre o gosto ruim ou toxidade da espécie, outra estratégia de defesa.
As joaninhas especializadas usam uma coloração de camuflagem para combinar com a vegetação quando estão em hibernação e desenvolver as cores brilhantes características para alertar os predadores durante a época de acasalamento.
Elas são insetos com boas intenções e por isso são associadas à boa sorte e à felicidade. Por isso, se uma joaninha pousar em você, acredita-se que boas coisas estão para lhe acontecer. Da mesma forma, também acredita que se uma joaninha pousar em algo seu, significa que irá ganhar outro igual ou melhor.
Uma superstição bastante compartilhada com crianças em diferentes culturas é “nunca matar uma joaninha, pois isso pode trazer má sorte”. A fonte deste ditado pode ter sido justamente os próprios agricultores que queriam proteger esses insetos minúsculos, mas eficientes defensores das plantações.