Conhecendo as Glândulas Supra-Renais. As glândulas supra-renais (ou adrenais) são dois pequenos órgãos na forma de uma pirâmide, situadas na parte superior de cada rim, de tal forma que o revestem como um manto.
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.
Mineralocorticóides são uma classe de hormonas esteróides, sendo a aldosterona o principal, que são produzidos na Zona Glomerulosa da Glândula Adrenal (Supra-renal). Possuí influência no equilíbrio electrolítico (balanço de íons e água) do corpo.
Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).
Mineralocorticoides – o principal representante é a aldosterona, que é responsável pelo equilíbrio do sódio e pótássio no corpo.
Mineralocorticoides: atuam no metabolismo de minerais, principalmente no controle dos íons sódio e potássio. O principal mineralocorticoide, responsável por pelo menos 95% da função mineralocorticoide da suprarrenal, é o hormônio aldosterona.
Esta seção sintetiza os mineralocorticóides: a aldosterona e desoxicorticosterona. A aldosterona (Figura 5) é o principal, agindo na regulação da homeostase dos eletrólitos no líquido extracelular, principalmente sódio (Na) e potássio (K). Exerce o seu efeito nos túbulos contorcidos distais e ducto coletor do néfron.