Os pontos de diferenciação são qualidades ou benefícios que os consumidores associam com uma marca, consideram um valor positivo e acreditam que não podem ser comparados aos das marcas concorrentes.
Significado de Diferenciação substantivo feminino Ação ou efeito de diferenciar; diferença. Matemática Operação por meio da qual se acha a diferencial de uma função.
As estratégias por diferenciação focam no desenvolvimento de características originais, com o intuito de que se tornem vantagens competitivas que possam ser percebidas e tomadas como preferenciais por seus consumidores. Diferenciar um produto é dar a ele um valor que o faça ser considerado único no mercado.
Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.
A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes. A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos e suas armadilhas.
Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa”. ...
As três estratégias genéricas são: liderança de custo, diferenciação (de preço, de imagem, de suporte, de qualidade, de design) e foco - ou seja, escopo limitado (não-segmentação, segmentação, de nicho, de personalização). Esta escolha define o modelo operacional a ser seguido.
A estratégia de liderança no custo é uma estratégia que exige um esforço muito grande de toda a empresa, pois ela busca obter uma vantagem competitiva oferecendo ao mercado suas mercadorias com custo mais baixo em relação a seu concorrente.
Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
Liderança no custo total é obtida através da capacidade da empresa fazer com o seu custo seja inferior ao dos concorrentes. Através de produção padronizada, escala, minimização e controle das despesas gerais, sem contudo comprometer a qualidade dos produtos e serviços (PORTER, 1986).
A Gestão Estratégica de Custos (GEC) consiste em um método com o objetivo de melhorar os processos de aperfeiçoamento e criação de valor, buscando aumentar a lucratividade com alternativas para diminuir os custos de produção. Dessa forma, você será capaz de avaliar toda a sua cadeia de produção.
A Liderança em um foco ou em um nicho de mercado permite a empresa destacar-se em um pedaço específico do mercado, e garante a atuação de várias de suas Unidades Estratégicas de Negócio com diferentes estratégias competitivas genéricas.
A estratégia de Focalização implica acções numa parcela do mercado. É possível afirmar, em última instância, que a Focalização pode ser com base no Custo ou com base na Diferenciação. (aliás, muitos autores consideram a Focalização como um caso particular ou de uma ou de outra!).
A estratégia a de enfoque tem duas variantes. No enfoque no custo, uma empresa procura uma vantagem de custo em seu segmento-algo, enquanto no enfoque na diferenciação uma empresa busca diferenciação em seu segmento-alvo.
Estas estratégias visam combater ofensiva e defensivamente as cinco forças competitivas que afetam a organização, a saber: ameaça de novos entrantes; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes da organização; ameaça de produtos substitutos; intensidade da rivalidade entre concorrentes (veja mais ...
Os dois tipos básicos de vantagem competitiva combinados com o escopo de atividades para as quais uma empresa procura atingir levam a três estratégias genéricas para alcançar o desempenho acima de média em uma indústria: liderança em custos, diferenciação e foco.
As estratégias são: liderança no custo, diferenciação e enfoque. ... Custo. Michael Porter (1986) afirma que a estratégia de liderança pelo custo total consiste em atingir a liderança total em um setor, através de uma série de políticas orientadas para atingir este objetivo básico.
As estratégias competitivas genéricas são liderança de custo, de diferenciação e de foco. São três as estratégias genéricas competitivas que podem ser utilizadas pelas empresas de forma combinada ou isolada, para competirem em um mercado acirrado.
4 estratégias de crescimento das empresas
Com ela, é possível definir 4 estratégias básicas de crescimento empresarial: Penetração de Mercado: vender mais produtos ou serviços atuais em um mercado que já atua. Desenvolvimento de produto: vender novos produtos em mercados que já atua. ... Diversificação: Desenvolver novos produtos para novos mercados.
Assim, entende-se que as estratégias de crescimento consistem em métodos e processos utilizados para promover o progresso de uma empresa. Ter uma estratégia de crescimento define como a empresa enxerga os seus objetivos e se posiciona no mercado.
Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).
Trata-se de 3 fatores que, juntos e bem aplicados, contribuem para o sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ter conhecimento sobre empreendedorismo e gestão. Agregar mão de obra de qualidade ao seu produto ou serviço. Investir em Marketing estratégico e eficiente.
Crescimento empresarial representa tanto a necessidade de aperfeiçoar a gestão quanto à possibilidade de mais vendas e consequentemente de mais clientes. Porém, para tudo isso são necessários investimentos, pois, provavelmente, será necessário fazer contratações e arcar com o aumento das suas despesas fixas.