adjetivo Relativo ao politeísmo, à crença religiosa que admite mais de um ou vários deuses: o Egito é conhecido por possuir uma tradição politeísta. Que professa o politeísmo, admitindo mais de um deus: faraó politeísta.
No panteísmo há um unico Deus, que representa tudo a sua volta, esta em todos. No Politeismo ja se tem uma crença em varios deuses, cada qual com sua determinada função, deus da fertilidade, deus da colheita, deus dos oceanos etc...
A visão panteísta compreende a profunda unidade que permeia na interligação das coisas - seres, átomos, carbonos e percepção humana. Tais experiências são pautadas num entendimento sob a contemplação e reverenciamento da Natureza como divina, sublime, grandiosa e bela.
Diante deste pensamento de Benedito Espinosa, a Filosofia Panteísta foi criada. ... Definição Spinozista de Panteísmo: Literalmente falando, Panteísmo significa “tudo é Deus”. É um modo de pensamento que identifica Deus ao Universo, Natureza. Panteísmo afirma a unidade de toda a realidade e o divino desta unidade.
O Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas que conquistara (mitologia romana): Júpiter, Juno, Minerva, Netuno, Marte, Apolo, Vênus. No Egito antigo os deuses tinham formas híbridas de objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido e que era a base de sua cultura.
No entanto, foi isso que chegou ao Ocidente, por volta do ano 320 da nossa era: quando um cidadão romano, nada especial, exceto pelo fato de ser o imperador – nem pior, nem melhor que seus predecessores –, optou por se converter à “boa nova”. Constantino ainda teve tempo para fazer uma escolha estritamente pessoal.