O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
Johrei significa "purificação do espírito pela luz de Deus".
A técnica da imposição de mãos também é usada como prática de fé na igreja messiânica, e o johrei é muito parecido com o reiki. A diferença é que os praticantes do johrei acreditam canalizar a luz divina, mas o objetivo é o mesmo: promover a cura do corpo e da alma.
10 de fevereiro de 1955
Nosso patrono, Mokiti Okada, nasceu em Tóquio, no Japão, em 1882. Ao longo de sua vida, dedicou-se aos estudos da arte, agricultura natural, educação, economia, espiritualidade, filosofia, medicina, política e religião, e transmitiu à sociedade de sua época o conhecimento que adquiriu nessas áreas.
O método da Agricultura Natural foi idealizado por Mokiti Okada (Japão,1882-1955), como alternativa para os problemas decorrentes da prática da agricultura convencional, na década de 1930.
Observador dos princípios da Natureza, criou o método da Agricultura Natural para resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana.
Esse sistema agrícola consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo, que desrespeite o modo de "comportamento" natural do solo, e do crescimento vegetal.
A agricultura convencional faz o uso destes produtos visando aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. ... A agricultura orgânica visa uma produção mais artesanal e focada no meio ambiente. Tendo como principal objetivo alimentos saudáveis e sem o uso de nenhum tipo de insumo químico para a sua produção.
É provável que a história da agricultura orgânica tenha tido seu início na década de 20, relatada em um livro chamado “Um testamento agrícola” de 1940, escrito pelo trabalho do pesquisador inglês Albert Howard, que, em viagem à Índia, observou as práticas agrícolas de compostagem e adubação orgânica utilizadas pelos ...
Os orgânicos possuem mais nutrientes, são mais saborosos, garantem uma fonte saudável de alimento e ainda colaboram para um meio de vida mais sustentável, uma vez que os agricultores tratam o meio ambiente com o respeito necessário.
Este é o objetivo da produção orgânica vegetal e animal. A principal característica deste sistema de produção é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente.
Um dos principais benefícios dos orgânicos é o impacto na natureza. Como o cultivo das plantações é baseado em adubação verde, compostagem, rotação de culturas e controle natural de pragas, a produção é menos agressiva, evitando a contaminação da água e solo, e assim ajudando a preservar o meio ambiente.
Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os maiores desafios dos produtores orgânicos são a falta de insumos apropriados, comercialização, assistência técnica e a logística.
Como oportunidade de maior valor está a obtenção da certificação, e os principais desafios a serem vencidos para que a população em geral tenha acesso aos alimentos orgânicos estão a redução da diferença do preço de venda entre alimentos orgânicos e convencionais, e o limite de mão de obra do trabalho familiar.
Entretanto, enfrenta obstáculos relacionados a políticas públicas, em especial a dificuldade de acesso a financiamento/crédito, a falta de estrutura gerencial e logística e a pequena escala de produção, que, muitas vezes, impede o acesso ao mercado. ...
Os produtores relataram obstáculos quanto ao controle de insetos e pragas, a preparação do solo. Também citaram a carência de mão de obra, visto que a produção orgânica exige maior intervenção na plantação.
As principais dificuldades relatadas pelos produtores foram, por ordem de importância: (1) incidência de pragas e doenças; (2) aquisição de mudas; (3) custo de embalagens; (4) necessidade de mão-de-obra; e (5) custos de produção elevados.
Segundo os pesquisadores da Embrapa Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza e Renner Marra, os três problemas da agricultura são a concentração da renda bruta, o excedente exportável e o consumo interno de alimentos.