EQST

O Que So Doenças Crnicas Brainly?

O que são doenças crônicas Brainly?

Doença crónica ou crônica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses. As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas!

O que é estratificação de risco na atenção básica?

A estratificação da população por riscos é um elemento fundamental no modelo de atenção às condições crônicas ao dividir uma população total em diferentes tipos de subpopulações, segundo os riscos singulares.

Como fazer classificação de risco familiar?

Para realização da classificação é necessário consultar as informações na ficha de cadastro familiar (FICHA A – SIAB) e identificar os fatores socioeconômicos e condições/ patologias presentes nas famílias, realizar a pontuação de cada critério e fazer o cruzamento das duas categorias com a pontuação final, conforme a ...

O que é o escore de risco de Framingham?

(E) O Escore de Framingham usa para o cálculo do risco de evento cardiovascular a pressão arterial sis- tólica e o colesterol total ou o LDL-colesterol. Também utiliza nos cálculos a idade, se o paciente fuma ou não, se é diabético ou não, e os níveis de HDL-colesterol.

Como fazer o escore de Framingham?

O Escore de Risco de Framingham é um metodo que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco. Faça sua solicitação de agendamento para consultas e exames. Faça sua solicitação de agendamento para consultas e exames.

Como classificar o risco cardiovascular?

Em termos práticos, costuma-se classificar os indivíduos em três níveis de risco – baixo, moderado e alto – para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares maiores. Os eventos tradicionalmente computados incluem morte por causa vascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Como avaliar o risco cardiovascular?

O check-up cardiovascular, além de identificar os fatores de risco, inclui exames laboratoriais, testes funcionais e de imagem, o que pode implicar em custos excessivos dos exames que não agregarão valor discriminatório ou de reclassificação do risco cardiovascular.

O que é risco cardíaco?

O que é avaliação de risco cardíaco? É a utilização de um grupo de exames para indicar a probabilidade de um evento cardiovascular, como um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. A probabilidade é expressa em termos de grau de risco: pequeno, moderado e alto.

O que é escore global?

c) O Escore de Risco Global estima o risco de infarto não fatal, morte por doença arterial coronária, AVE fatal e não fatal, insuficiência vascular periférica ou insuficiência cardíaca em 10 anos, sendo utilizado a partir dos 40 anos.

O que quer dizer risco intermediário?

Aqueles considerados de baixo risco, mas que tenham parentes de primeiro grau com doença prematura, passam a ser considerados de risco intermediário. Risco intermediário: mulheres com 5 e 10% de chances de sofrer um evento cardiovascular em dez anos e homens que tenham de 5 a 20% de probabilidade.

O que significa a palavra cardiovascular?

O sistema cardiovascular significa literalmente “cardio-” ou coração e “vascular” ou um sistema ou uma rede de vasos sanguíneos.

Quando iniciar tratamento com estatina?

Em pacientes diabéticos com idade entre 40-75 anos com LDL ≥ 70mg/dL iniciar estatina em moderada intensidade. Nesses casos também não é necessário o cálculo do risco em 10 anos para ASCVD.

Quando iniciar tratamento com Fibrato?

Os fibratos são indicados no tratamento da hipertrigliceridemia endógena quando houver falha das medidas não farmacológicas. Quando os TG forem muito elevados (> 500 mg/dL) são recomendados inicialmente, junto com as medidas não farmacológicas (recomendação classe I, nível de evidência A).

Quando prescrever Fibrato?

Quando TG > 500 mg/dL, deve-se iniciar o tratamento com Fibratos para reduzir o risco de pancreatite. Para casos refratários, pode-se ainda associar ômega 3 e/ou Ácido nicotínico.

Qual a melhor estatina para triglicerídeos?

A Rosuvastatina e Atorvastatina também são as que possuem melhores resultados na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom). Em relação ao HDL, doses elevadas de Sinvastatinas também apresentam bons resultados.

Qual o melhor medicamento para baixar triglicerídeos?

Os principais medicamentos utilizados para combater índices elevados de triglicérides no organismo são: Fibratos (genfibrozila, fenofibrato); Estatinas (sinvastatina, rosuvastatina, atorvastatina); etc.

O que é bom para baixar triglicerídeos?

Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.