Perfil Biofísico Fetal é um exame que tem como objetivo avaliar a vitalidade fetal. Avalia todas as atividades do feto e do líquido amniótico. Essa avaliação parte do princípio de que as variáveis analisadas refletem a integridade do sistema nervoso central, e assim espelham o estado de oxigenação do feto.
O que se pretende ouvir são os batimentos cardiofetais, que nos informam durante a gestação, se o concepto está vivo ou morto. Os batimentos cardio-fetais – BCF- são, geralmente, percebidos em torno de 20 semanas de gravidez. Sua frequência oscila entre 120 – 160 bpm, em média 140bpm.
Isso ocorre devido à quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto que aumenta entre 30 e 50% na gravidez. À medida que o coração trabalha mais, a frequência cardíaca em repouso vai de 70 pulsações por minuto para 80 ou 100, não devendo ultrapassar em repouso 110.
Coloque os dedos indicador e médio na parte lateral do pescoço e note que será possível sentir a pulsação. Conte, durante um minuto, quantas pulsações ocorrem. Outra opção é contar os batimentos durante 15 segundos e multiplicar os resultados por 4.
Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);
Com o sonar cardiofetal é possível a detecção do coração do feto, bem como sua frequência cardíaca, a partir da décima segunda semana, em alguns casos até mesmo a partir da décima semana, o que possibilita a avaliação do ritmo cardíaco do feto, o diagnóstico de gravidez múltipla, morte fetal e também localiza a ...
Até o início da 9ª semana de gravidez, a frequência cardíaca fetal normal é uma média de 175 BPM. Neste ponto, começa uma rápida desaceleração da freqüência cardíaca fetal passando para cerca de 110-160 BPM na metade da gestação.