Uma cirurgia minimamente invasiva caracteriza-se não só por apresentar cortes menores, mas por menor dano interno: menores danos aos músculos e tecidos adjacentes à incisão e pouco sangramento, assim gerando menor tempo de hospitalização, menor incidência de complicações pós-operatórias, menos dor e recuperação mais ...
Uma cirurgia de hérnia de disco tradicional é realizada através de um corte na pele do paciente, com o objetivo de chegar até a coluna. No caso da cirurgia de hérnia de disco lombar, esse corte é feito pela lateral ou pelas costas. Para realizar a cirurgia de hérnia de disco tradicional se aplica uma anestesia geral.
Riscos da cirurgia Infecção; Sangramento; Lesão de nervos ao redor da coluna; Dificuldade para movimentar a coluna.
Tempo médio de duração de cirurgias de coluna e de internação hospitalar: Hérnia de disco lombar: 1 hora; 0 a 1 dia de internação. Hérnia de disco cervical: 2 horas; 1 dia de internação. Estenose do canal cervical: 3 horas; 1 a 2 dias de internação.
Você poderá realizar qualquer atividade física, poderá dar ênfase na musculatura paravertebral, não teria limitação de atividade física, evitar muito impacto preserva a coluna lombar.
Considerando especialmente atividades como ioga, treinamento de força, aeróbica e caminhada, você poderá se exercitar novamente após a cirurgia. No entanto, você terá que ir devagar enquanto sua incisão se recupera.
A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade.
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
Em caso de artrodese bem feita, pode sim jogar futebol. Uma vez que haja a fusão bilogica entre as vértebras o pacientes está liberado para prática esportiva. A simples colocação dos parafusos não indica artrodese, que deve ser identificada no RX. Pode haver limitações dependendo da extensão da cirurgia.
O paciente recebe alta no dia seguinte após a cirurgia já andando. O retorno às atividades diárias se dá com 1 mês. Trabalho leve e burocrático já se retorna com 2 meses. Para prática esportiva e trabalho pesado, o tempo média é de 6 a 12 meses.