A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente.
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
Para determinar se essa solução é saturada, é importante conhecer o coeficiente de solubilidade desse sal em água. Com 100 g de água, a 20 oC, consegue-se a dissolução máxima, ou seja, torna-se saturada, com 32 g de KNO3. Portanto, a solução preparada com 32 g de KNO3 é saturada.
Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto. Exemplo: 124,0 g de acetato de sódio dissolvidos em 100 g de água a 20oC.
O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura.
Soluto: é a substância que pode ser dissolvida pelo solvente. ... Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.
Soluto e solvente são os dois componentes de uma mistura homogênea chamada de solução química. ... Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução. Solvente: é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.
Figura 4: Mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre. Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. ... Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito.