Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. ... Diferem das estruturas hipostáticas (cujo número de reações é inferior ao número de equações) e das estruturas hiperestáticas (número de reações superior).
Conforme mencionado, a solução do problema hiperestático pelo Método das For- ças é feita pela superposição de soluções básicas isostáticas. Para isso cria-se uma estrutura isostática auxiliar, chamada Sistema Principal (SP), que é obtida da estru- tura original hiperestática pela eliminação de vínculos.
Em estática, uma estrutura é hiperestática ou estaticamente indeterminada quando ela possui o número de reações de apoio maior que o número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é indeterminado. Uma estrutura em equilíbrio estável que não é hiperestática é isoestática.
Estrutura hipostática é aquela em que o número de reações é inferior ao de equações da estática. Uma estrutura hipostática é uma estrutura instável, por não ter ligações interiores ou exteriores suficientes.
Estaticidade das estruturas. Agora que já sabemos as condições de estabilidade e quais as reações de apoio devem ser calculadas para cada situação, estamos prontos para classificar as estruturas conforme o grau de estaticidade, sabendo que existem 3 tipos: as estruturas hipostáticas, as isostáticas e as hiperestáticas.
Uma rótula Gerber (ou dente gerber) é um elemento de apoio de uma viga Gerber, que permite uma simplificação na determinação das equações de momento fletor e esforço cortante, apenas pelos princípios da estática.
Vinculação rotulada As vinculações rotuladas são as mais flexíveis dentre as três, indicando que o momento que a viga repassa ao pilar é nulo. Isto faz com que o dimensionamento do pilar seja menos robusto, visto que os momentos agindo sobre ele são menores.
Os pórticos são elementos formados pela associação de pilares e vigas, ou seja, várias barras situadas em um único plano, com carregamento atuante no mesmo plano do sistema estrutural, que garantem a estabilidade e a resistência a esforços normais, cortantes e de flexão.
A rótula são descontinuidades criadas para anular os momentos fletores em determinados pontos. Essas estruturas são as chamadas vigas Gerber e sua maior aplicação é em pontes. A viga Vierendeel é um sistema estrutural formado por barras que se encontram em pontos denominados nós, assim como as treliças.
Significado de Rótula [Anatomia] Osso arredondado, móvel, situado um pouco acima da articulação do fêmur com a tíbia, na face anterior do joelho; O mesmo que patela.
A laje grelha é um tipo de laje com estrutura muito similar à nervurada. ... Enquanto as lajes nervuradas contam com uma distância menor, geralmente abaixo de 100 cm, a laje é chamada de grelha quando o espaçamento entre as vigas é maior que 110 cm, segundo à Norma NBR6118/2003 – Projeto de Estruturas de Concreto.
O item 17.
Viga é uma estrutura reta e horizontal usada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas, criando uma construção sólida. Ela costuma ser apoiada entre dois pilares e acima das paredes.
A principal diferença deste material para a coluna é que a coluna sustenta a parede e o teto, já o pilar sustenta a estrutura inteira. A viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas.
O Eberick permite que você engaste lajes de duas maneiras diferentes: por meio do comando Modelo - Lajes - Engastar (botão ) e Engastar laje em viga (botão ). Estas duas ferramentas aplicam vinculações distintas nas lajes e portanto devem ser utilizados em situações de lançamento diferentes.
Para engastar uma viga no programa, acesse o menu Modelo - Vigas - Engastar (botão ). De modo geral, o engastamento deve ser utilizado havendo a sua necessidade, uma vez que tende a aumentar os esforços da estrutura, deixando-a mais onerosa do que modelos que permitem algum deslocamento.
adjetivo Inserido no engaste, na parte de uma joia em que fica presa uma pedra preciosa; encastoado, encravado, embutido. [Figurado] Que se inseriu em algum lugar; inserido, introduzido: rimas engastadas no poema.
Permitir ancoragem integral Esta situação ocorrerá apenas quando a largura de apoio for muito pequena (menor que o mínimo normativo), portanto recomenda-se deixar esta configuração desmarcada e aumentar a largura dos apoios que resultarem em erro por este critério.
3 é definida pela NBR 6118 como “comprimento de ancoragem básico”, isto é, o comprimento reto necessário para uma barra de armadura passiva ancorar a força limite As fyd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistência de aderência uniforme e igual a fbd .