Entenda o que são os dispositivos de proteção elétrica e suas funções. É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.
Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.
Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).
O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.
Quando falamos em setor elétrico, referimo-nos normalmente ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), definido como o conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição inclusive.
A lâmpada acende. Ao fechar externamente o circuito com o fio condutor, verifica-se um fluxo de elétrons. Estabelecemos então, externamente à solução, a passagem da corrente elétrica, ocorrendo transferência indireta de elétrons. ... A corrente elétrica acontece quando os elétrons percorrem um condutor.
Quando a lâmpada queima, o filamento que liga os dois polos fica partido, e é por meio dele que fluxo elétrico passa. ... Por causa da ruptura do filamento é impossível ter fluxo elétrico na lâmpada, por isso é circuito aberto.