Resposta: a forma correta, com o acordo ortográfico, será "pera", sem o acento circunflexo. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971.
A forma correta de escrita da palavra é pera, sem acento circunflexo. O substantivo feminino pera se refere, principalmente, ao fruto da pereira. ...
Depois que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor, ficou mais fácil acertar a grafia de muitas palavras. É o caso de pêra ou pera.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar. ... Pude é uma forma verbal do verbo poder, nomeadamente na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
O acento circunflexo atua como um acento diferencial, sendo escrito para facilitar na diferenciação do verbo pôr e da preposição por. Embora alguns acentos diferenciais tenham sido abolidos no atual acordo ortográfico, o acento circunflexo existente no verbo pôr deverá ser mantido.
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.
Por isso ou Porisso?
A locução por isso é a mais utilizada pelos falantes, significando por esse motivo e indicando, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito. Estabelece, assim, uma relação semântica com um acontecimento anterior.
conjunção, locução Por esse motivo; dessa forma; assim sendo; indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito: a equipe era determinada e por isso insistia muito.
Dada a sua natureza adverbial como modificador de toda a frase, «por isso» tem grande mobilidade na frase. ... O termo conector é mais vago do que o conceito de categoria gramatical advérbio, pois uma preposição também é um elemento conector (entre os constituintes de uma frase), tal como a conjunção o é entre orações.
A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.
Conjunções Conclusivas Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.
17 sinônimos de por isto para 1 sentido da expressão por isto: Por este motivo: 1 à vista disto, assim, assim sendo, consequentemente, desta forma, desta maneira, destarte, deste modo, em consequência, em vista disto, então, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, por este motivo, portanto.
67 sinônimos de bem para 11 sentidos da palavra bem: Da forma correta: 1 convenientemente, acertadamente, adequadamente, certo, devidamente, corretamente, satisfatoriamente, excelentemente, direito, habilmente, talentosamente.