adjetivo Característica de algo ou de alguém extremamente pobre; sem recursos financeiros, dinheiro ou bens materiais: morava num barraco paupérrimo; era um sujeito paupérrimo. Etimologia (origem da palavra paupérrimo). Do latim pauperrimus.
As palavras pobríssimo e paupérrimo existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre. Devem, contudo, se adequar ao tipo de discurso, ou seja, se formal (paupérrimo) ou se informal (pobríssimo). Referem-se a uma pessoa ou a alguma coisa ou situação muito pobre, extremamente pobre.
rico
O diminutivo de pobre é paupérrimo ou pobrecisimo.
Significado de Pobrezinho substantivo masculino Expressão de afetuosa comiseração: o pobrezinho estava tão apaixonado. adjetivo Indivíduo muito pobre: ele morava na rua, quando criança, era tão pobrezinho. Forma culta: paupérrimo.
quintalzinho | Definição ou significado de quintalzinho no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
quintalzão | Tradução de quintalzão no Dicionário Infopédia de Português - Inglês.
O diminutivo de "Grande" é "Grandinho" ou "Grandezinho"?
Significado de riquinhos: Diminutivo de rico, pessoa endinheirada; termo normalmente usado no se...
Como diminutivos, poderemos registar lugarzinho, lugarzito; armazinha, armazita; sabonetinho, sabonetito, sabonetezinho, sabonetezito; festinha, festita, festazinha, festinha. Como depreciativos, poderemos encontrar lugarzeco, armazeca, sabonetezeco e festazeca.
Lista com aumentativos e diminutivos
substantivo masculino Lugar pequeno. Povoação insignificante; povoado; casal. Agrupamento de habitações em local distante de um centro principal: passou as férias num lugarejo escondido no mato.
Flexão em grau O adjetivo no diminutivo indica que a qualidade portada tem uma intensidade fraca, por exemplo. O grau superlativo é típico dos adjetivos e indica intensidade exagerada da qualidade.
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.
Há casos em que os diminutivos têm significação de aumentativo: 1)- Casinha: Dois amigos se encontram e um deles convida o amigo para conhecer a sua “casinha” (diminutivo afetivo, de aconchego). Quando o amigo chegou em frente à casa, declarou admirado: - Que “casinha” hein!...
Resposta. as vezes um sentido de pequeno e outras vezes um sentido carinhoso.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
– A palavra com a terminação ICE são substantivos. Por exemplo: tolice, burrice, tagarelice. – As palavras com a terminação ISSE são verbos. Por exemplo: seguisse, sorrisse, abrisse.
Resposta. A terminação isse são usadas em verbos como: seguisse, partisse, dor disse entre outros.