Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança.
Pegue o barbante, amarre a ponta no seu dedo indicador e jogue o rolo para uma pessoa. Faça a pergunta. Depois peça para a pessoa que respondeu fazer a mesma coisa, até que todos tenham perguntado e respondido.
- Dividir a turma em duplas e perdi que se espalhem pelo espaço. - Em dupla/frente a frente, um comanda os movimentos em espaços (livre) usando os três níveis: alto, médio e baixo, enquanto o outro participante, que recebe o comando, copia os movimentos (imita seus gestos).
Crianças adoram brincar na frente do espelho. Diante dele descobrem o mundo à sua volta, aprendem a reconhecer as pessoas com quem convivem e tomam consciência a respeito de si mesmas. As atividades com espelhos também contribuem para entender os limites do próprio corpo.
DICAS DE ATIVIDADES DINÂMICAS
O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa.
07 Atividades para trabalhar com espelho
DESENVOLVIMENTO
O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.
Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças. Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação do aluno.
Isso é possível por meio do Programa Especial de Formação de Docentes. O curso é voltado para profissionais graduados em diversas áreas. ... As matérias do curso são voltadas ao desenvolvimento das competências básicas para ensinar disciplinas a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Um professor precisa ser ousado, persistente e esperançoso. É ele quem está grande parte do tempo presente na vida de seu aluno. Sua missão é ensinar, escutar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver as habilidades de cada pessoa com quem compartilha seus ensinamentos.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. ... Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola.
O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.
De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.
Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Além disso, nas metodologias ativas, o docente deixa de ser o detentor do conhecimento em sala de aula. Seu papel passa ser o de companheiro e mediador da aprendizagem dos alunos. A mudança de postura em alunos e professores gera uma dinâmica menos conteudista e mais “mão na massa”.
Estratégias de ensino norteadas pelo método ativo têm como características principais: o aluno como centro do processo, a promoção da autonomia do aluno, a posição do professor como mediador, ativador e facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem e o estímulo à problematização da realidade, à constante ...