O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
Países colonizadores Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda. Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Japão.
O neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação desses continentes aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX.
A principal razão para esse conflito ter estourado no contexto do início do século XX foi a ampla rivalidade que havia entre as nações europeias, rivalidade de caráter político e econômico, que pode ser sintetizada no conceito de imperialismo.
A união de desenvolvimento econômico com progresso social e estabilidade política criou condições para a formação de um vasto império colonial na América, África e Ásia.
Com a implosão da União Soviética, que por algum tempo condividiu o império sobre o mundo com os Estados Unidos, sobrou somente o império norte-americano como último baluarte do imperialismo na terra. ...
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Comercial Metropolitano, era um sistema de leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial,ou seja: as metrópoles eram os países que se beneficiavam dos produtos e da atividade econômica de seus territórios coloniais.
e) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia ser explorado pela metrópole que sobre ela tinha domínio. O exclusivo colonial era a forma que as metrópoles desenvolveram de impedir que os seus domínios de exploração pudessem sofrer investidas comerciais de outras nações.