Os açúcares simples são de rápida absorção e utilização pelo organismo e, por esta razão, de curta duração. A energia que não é utilizada é armazenada sob a forma de gordura, servindo de reserva. Quando ingeridos provocam um aumento excessivo de açúcar no sangue, seguido de um decréscimo acentuado.
Ele é responsável pela energia do corpo – sem ele, ninguém tem forças para o dia a dia. Vamos explicar: açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do corpo, é um nutriente que o organismo não pode ficar sem, é um combustível. Ele também pode ser encontrado na forma de sacarose, frutose e lactose.
Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos.
Conservação: o açúcar auxilia a impedir o desenvolvimento de microrganismos, já que imobiliza as moléculas da água que as bactérias, o fermento ou o bolor necessitam para crescer. Assim, o ingrediente ajuda na preservação de conservas e de bolos e atua como antioxidante.
Sendo a frutose mais doce do que a glicose ou a sacarose, o açúcar invertido é mais doce do que o açúcar branco. O açúcar invertido é usado principalmente por fabricantes de alimentos para retardar a cristalização do açúcar e para reter a umidade nos alimentos embalados.
Açúcar de confeiteiro (em inglês: caster sugar ou castor sugar ou baker's special ou superfine sugar e em francês: sucre semoule) é um açúcar refinado moído finamente, com teor de sacarose de 99,95%. Seu grão possui em torno de 0,35 mm, por isso sua dissolução é rápida.
Quais as principais vantagens do açúcar mascavo? Por ser menos industrializado do que o açúcar branco e ainda manter boa parte de suas propriedades nutricionais, o açúcar mascavo tem várias vantagens: Ele é menos calórico do que o açúcar branco, embora essa não seja uma diferença tão significativa.
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
O açúcar orgânico, também de coloração escura, é mais saudável que o refinado por utilizar uma cana sem agrotóxicos e nenhum aditivo químico. Tanto o melado quanto o orgânico são menos saudáveis que o demerara e mascavo.
Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta
Quer substituir o bolo de casamento? Confira dicas aqui
Agora que você já sabe o tipo de adoçante que você pode usar nas suas receitas é só fazer a substituição. O adoçante culinário em pó possui a mesma proporção do açúcar. Então se a sua receita pede 1 xícara de açúcar basta usar 1 xícara de adoçante em pó.