O sucesso do tratamento odontológico não depende somente da destreza profissional, de sua precisão técnica, da qualidade dos materiais e dos avanços da ciência, mas também das condições biológicas do paciente, de sua colaboração durante o tratamento, frequência às consultas, responsabilidade com sua higienização bucal, ...
Estomatite nicotínica é uma lesão associada à nicotina, benigna, de caráter reversível, que desaparece totalmente quando o hábito de fumar é abandonado.
A estomatite é o termo utilizado para designar doenças que originam inflamações que se manifestam na boca ou cavidade bucal. O significado de estomatite deriva da palavra “estômato”, que por sua vez tem origem na palavra grega “stoma”, que significa “boca”, seguido da terminologia que a associa a processo inflamatório.
O tratamento pode ser feito com remédios analgésicos, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, orientados pelo Pediatra e com a adoção de alguns cuidados, como oferecer líquidos, de preferência frios, para a criança não desidratar.
Estomatite aftosa do tipo menor Este tipo de estomatite é o mais comum e é caracterizado por aftas pequenas, com aproximadamente 10 mm, e que geralmente levam entre 10 a 14 dias a desaparecer e sarar.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.