A pirâmide de um país desenvolvido é a que apresenta um número médio, com a idade de pessoas de 0 - 15 anos, e, além disso, as taxas de mortalidade, são menores, fazendo com que o topo das pirâmides seja semelhante a parte baixa. Então com isso, a piramide de um país desenvolvido tem um formato levemente ovalado.
Criar uma pirâmide de população
Conforme dados do último recenseamento geral da população, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária dos jovens abrange 40,2%, a dos adultos 50,5%, e a dos idosos, 9,3% do total da população.
Essas faixas se subdividem em três, a jovem com idade de 0 a 19 anos, adulta dos 20 aos 59 anos e idosa acima dos 60 anos. A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.
O Brasil possui uma população de 210,1 milhões de pessoas, dos quais têm menos de 18 anos de idade (Estimativa IBGE para 2019). Mais da metade de todas as crianças e adolescentes brasileiros são afrodescendentes e um terço dos cerca de 820 mil indígenas do País é criança.