EQST

O Que Tendncia Crtica?

O que é tendência crítica?

(LIBÂNEO, 1985:33). A Tendência crítico-social dos conteúdos busca a difusão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais; busca o papel transformador da escola na sociedade; busca conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

O que é a tendência tecnicista?

Resumo: A tendência tecnicista surge com a crescente industrialização que ocorre a partir do século XVIII. ... Nesse contexto nasce nos EUA o tecnicismo, um dos muitos filhos do capitalismo, fundamentado nos modelos de produção do fordismo, taylorismo, toyotismo que visam um controle social e uma racionalização de tarefas.

Qual é a finalidade da tendência tecnicista?

A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista.

Qual o papel da escola na tendência tecnicista?

O papel da escola na tendência tecnicista objetiva em modelar o comportamento humano, a fim de produzir pessoas hábeis para o mercado de trabalho. Os conteúdos de ensino são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica, decorrem da ciência objetiva.

Qual o papel da escola tecnicista?

A organização do ensino na escola tecnicista prioriza técnicas específicas voltadas para aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos. ... Segundo Matui (1988), a escola tecnicista desenvolve uma teoria de aprendizagem que torna o aluno como depositário passivo dos conhecimentos.

Como surgiu o tecnicismo na educação física?

O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005).

Como surgiu o ensino tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Quem criou a educação tecnicista?

Anísio Teixeira

Quais são as abordagens de ensino?

Reflexão Acerca das Principais Abordagens Pedagógicas e a Postura do Professor

  • Introdução. ...
  • Abordagem Tradicional. ...
  • Abordagem Comportamentalista. ...
  • Abordagem Humanista. ...
  • Abordagem Cognitivista. ...
  • Abordagem Sociocultural. ...
  • Referências.

Quais são os tipos de abordagem pedagógica?

Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.

Quais são os tipos de didática?

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

O que são abordagens pedagógicas?

2. relações, comparações e confrontações entre a abordagem pedagógica tradicional e humanista, concepções compreendidas como tendências utilizadas no processo de ensino-aprendizagem que influencia as situações concretas na sala de aula e nesse cenário educativo a relação professor aluno.

O que é uma abordagem desenvolvimentista?

A teoria desenvolvimentista baseia-se no desenvolvimento motor como principal meio para a aprendizagem. ... Dessa forma, esta abordagem considera que a aprendizagem motoro seja o objetivo básico nas aulas de Educação Física, já que o movimento motor é a expressão entre o aprendizado e o desenvolvimento.

Como surgiu a abordagem desenvolvimentista?

HISTÓRICO No Brasil, esta abordagem surgiu no final da década de 1980, através do lívro intitulado “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista” produzido por Go Tani e vário outros autores como: José Elias de Proença, Edson de Jesus Manoel e Eduardo Kokubun. ...

São características da abordagem construtivista?

Segundo Jean Piaget há uma relação entre professor/aluno, na qual os dois aprendem. Seu estudo não se fixou muito com a questão da educação e sim com o conhecimento. Ou seja, como o sujeito aprende, sendo por meio da ação de aprender e por intermédio da ação de construir o seu conhecimento.

O que é abordagem construtivista interacionista?

A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).