De acordo com a equação acima podemos perceber que a resistência (R) de um fio é proporcional ao seu comprimento (L) e inversamente proporcional à área (A) de sua seção reta. A constante de proporcionalidade ρ depende do material de que é feito o fio e é chamada de resistividade do material.
A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (Ω. m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (Ω.
Medindo-se a resistência de um fio uniforme e homogêneo em função de seu comprimento, pode-se determinar a resistividade do material de que ele é feito. Para isso, basta conhecer a área da seção reta do fio. Determinar a resistividade elétrica de um fio de metal.
Sendo assim, para que seja mantida uma resistência R de um determinado fio em um circuito elétrico, deve-se manter a razão L/A constante. Portanto, quanto maior for o fio utilizado, maior deverá ser sua bitola. Espero ter ajudado.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
BITOLAS X USOS Estão disponíveis no mercado fios e cabos com bitolas que variam de 1,5 mm² a 240 mm². A seção nominal máxima dos fios é de 10 mm². Já os cabos têm bitolas formadas por sete fios, com seção nominal de até 35 mm²; 19 fios, que vão de 50 mm² até 95 mm²; e 37 fios, a partir de 120 mm².