Ao estudarmos conteúdos relacionados com a Física, muitas vezes, deparamo-nos com a palavra grandeza definindo termos científicos, como velocidade, aceleração, força, tempo etc. Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.
Definimos por grandeza tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço, idade, temperatura entre outros. As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. ... Já medir é o ato de comparar a quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade – a unidade de medida.
Proponha aos alunos a atividade educativa da ficha. Peça que observem cada uma das formas geométricas e seus tamanhos. Converse com as crianças sobre as formas geométricas apresentadas e pergunte a elas se percebem alguma diferença quanto ao seus tamanhos. Incentive e faça com que expressem as suas observações.
- Professor, para que os alunos compreendam como utilizamos medidas de peso no cotidiano, você poderá brincar de Sacolão com eles na sala. - Para tanto, providencie uma balança para pesar as frutas e solicite que cada aluno traga para a escola, uma quantidade de frutas, indicada por você em um bilhete.
Sugestões de Trabalho
Atividade - Brincadeiras com bolas
Leve a turma até a quadra de esportes ou algum espaço externo e brinquem com caixas de papelão vazias. Você deve dar os comandos "Vamos para dentro da caixa!" ou "Agora todos fora da caixa!". Utilize também bambolês com o mesmo propósito. Proponha outras brincadeiras utilizando, por exemplo, bambolê.
Os conceitos físico-matemáticos abrangem toda e qualquer noção básica que os pequenos precisam aprender durante sua estada na educação da primeira infância e ajudam a desenvolver os três campos matemáticos.
Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Conte histórias infantis, porém curtas. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
Coloque os bambolês em duas linhas paralelas e só depois monte a forma mais comum da amarelinha com os arcos. Nessa brincadeira, a criança deve pular de diferentes formas no interior dos bambolês. O participante pode pular com um pé só, com os dois pés ao mesmo tempo e modificando essa sequência.
Bambolê sensorial: materiais necessários Coloque também materiais que não tenha problemas em ir na boca. Cole com a cola quente os tecidos e fitas. Enrole as fitas de franjas e pompons em volta do bambolê. Cubra todo o entorno o bambolê com os materiais, sempre privilegiando cor e textura.
Como fazer: Uma as pontas da mangueira fazendo um aro. Para que o bambolê faça barulho ao ser movimentado, coloque arroz (ou outro material listado acima) dentro da mangueira. Feche o aro utilizando a fita crepe e está pronto para ser usado.